S&P rebaixa nota da Bélgica para AA, com perspectiva negativa

Rating anterior era AA+; segundo agência, país é altamente suscetível ao enfraquecimento da economia da zona do euro, já que as exportações respondem por mais de 80% do seu PIB

Álvaro Campos, da Agência Estado,

25 de novembro de 2011 | 16h00

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta sexta-feira, 25, os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira da Bélgica para AA, de AA+. Os ratings de curto prazo foram reafirmados em A-1+. A perspectiva para todos é negativa. A avaliação de transferência e conversibilidade foi mantida em AAA.

Segundo a agência, o rebaixamento reflete o potencial de riscos elevados para a credibilidade da dívida soberana, resultantes de diversos fatores. Um deles são as renovadas pressões de financiamento, que estão aumentando a percepção de dificuldades no setor financeiro belga e elevam a probabilidade do sistema bancário precisar de ajuda do governo. Isso, por sua vez, aumenta as chances de obrigações inesperadas se cristalizarem no balanço patrimonial soberano, o que pode fazer com que a dívida líquida geral do governo supere 100% do PIB.

A S&P aponta ainda que a Bélgica deve ser afetada pela desaceleração da atividade econômica na Europa. "Com as exportações respondendo por mais de 80% do PIB, a Bélgica é uma das economias mais abertas da zona do euro e assim altamente suscetível a qualquer enfraquecimento na demanda externa", diz o relatório.

Os diversos fracassos na tentativa de formar um novo governo também afetam a habilidade das autoridades belgas de responderem a potenciais pressões econômicas de dentro e fora do país, diz a S&P. "Embora o governo interino tenha implementado medidas temporárias que melhoraram a posição fiscal primária em 2011, na nossa opinião ele não tem mandato para implementar reformas fiscais e estruturais maiores".

Tudo o que sabemos sobre:
belgicas&pStandard & Poor's

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.