S&P rebaixa rating da Líbia para BBB+

Agência de rating citou o risco político decorrente da crescente turbulência civil no país

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

22 de fevereiro de 2011 | 09h15

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou o rating do crédito soberano de longo prazo da Líbia para BBB+, de A-, citando o risco político decorrente da crescente turbulência civil no país.

A S&P diz esperar que a violência resultante dos protestos na região leste da Líbia, particularmente na cidade de Benghazi, continue. A nota BBB+ está na categoria grau de investimento e a três níveis do grau especulativo; indica uma qualidade de crédito inferior à média dentro da escala de grau de investimento. A S&P colocou todos os ratings da Líbia em observação com implicações negativas.

Ontem, a Fitch Ratings cortou o rating da Líbia para BBB, de BBB+, e advertiu que novos rebaixamentos são possíveis se não houver uma solução política para a crise que deixou centenas de mortos no país.

A S&P deve tomar uma decisão sobre os ratings em observação em três meses. A S&P disse que uma solução rápida para a crise pode levar a agência a reafirmar os ratings atuais, mas caso contrário os ratings podem ser rebaixados em um ou mais níveis. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
S&Pratingcrédito

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.