S&P reduz rating da ArcelorMittal por crise no setor siderúrgico

A Standard & Poor's reduziu classificação da ArcelorMittal citando que a crise no setor siderúrgico está sendo pesadamente sentida pela maior produtora de aço do mundo.

REUTERS

05 de junho de 2009 | 15h28

A S&P reduziu o rating de crédito corporativo da ArcelorMittal em um ponto, para "BBB", uma nota acima do piso do grau de investimento. A perspectiva é negativa, o que significa que a agência de classificação pode reduzir novamente o rating mais uma vez dentro de 12 a 18 meses.

"Como seus pares, a ArcelorMittal está experimentando um amplo e severo enfraquecimento de sua performance operacional, movimento causado por condições de mercado muito difíceis no setor siderúrgico", afirmou o analista Alex Herbert, em relatório.

"Isso é evidente diante da acentuada redução na utilização de capacidade, embarques e preços do aço."

As condições parecem estar se estabilizando, mas devem continuar fracas, segundo Herbert.

A ArcelorMittal tem respondido à queda na demanda com cortes de produção e custos, redução de investimentos, dividendos e dívida, afirmou o analista.

"Estas ações são, entretanto, insuficientes em nossa visão para mitigar completamente os efeitos da crise", segundo ele.

A S&P espera que o desempenho operacional da companhia em 2009 seja significativamente menor que em 2008, com menor fluxo de caixa.

(Por Ciara Linnane)

Tudo o que sabemos sobre:
SIDERURGIAARCELORMITTALSP*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.