S&P reduz rating da Petrobras de 'BBB' para 'BBB-'

A agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu nesta quarta-feira o rating da Petrobras de "BBB" para "BBB-", com perspectiva estável. A nota ainda está na faixa do grau de investimento.

REUTERS

10 de junho de 2009 | 19h26

A S&P citou o elevado volume de investimentos programado para os próximos cinco anos, aliado aos preços relativamente menores do petróleo no mercado internacional e dos combustíveis no mercado brasileiro, como elementos motivadores para a redução na nota da estatal.

"O grande plano de investimentos de 174,4 bilhões de dólares da empresa para os próximos cinco anos em meio a um cenário esperado de preços menores no Brasil e no exterior para o petróleo devem resultar em fluxo de caixa operacional negativo durante esse período, exigindo esforços de financiamento significativos", disse a agência em relatório.

"Apesar do esperado aumento da alavancagem para financiar os robustos investimentos, nós acreditamos que a Petrobras vai manter sua posição satisfatoriamente, assim como boa perspectiva para crescimento", acrescentou a S&P.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIAPETROBRASRATING*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.