PUBLICIDADE

Publicidade

Siderúrgicas na Europa querem investigação sobre preço do minério de ferro

Associação do setor quer que a Comissão investigue "distorções competitivas" no mercado, que é dominado pelas mineradoras BHP Billiton, Rio Tinto e Vale

Por Gustavo Nicoletta (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

A Federação Europeia de Siderúrgicas (Eurofer) afirmou que deve enviar uma carta à Comissão Europeia solicitando uma investigação sobre supostas distorções nos preços do minério de ferro a partir da semana que vem. A associação pretendia enviar o pedido à Comissão até o final desta semana, mas o documento ainda está sob análise de advogados, segundo um porta-voz.

 

PUBLICIDADE

A Eurofer quer que a Comissão investigue "distorções competitivas" no mercado de minério de ferro, que é dominado pelas mineradoras BHP Billiton, Rio Tinto e Vale. "É estranho que eles tenham anunciado aumentos de preço de 100% ou mais em um momento de frágil recuperação econômica", afirmou o porta-voz.

 

As negociações entre as siderúrgicas e as mineradoras ainda estão acontecendo e, até o momento, notícias apontam que os preços do minério de ferro podem subir até 80% neste ano. A Eurofer representa siderúrgicas europeias como a ArcelorMittal e a ThyssenKrupp. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.