Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Sistema de transmissão de Itaipu desligado após vendaval volta a operar

Os dois circuitos da linha de transmissão de Foz do Iguaçu-Ivaiporã, desligados automaticamente na quinta-feira passada após um vendaval derrubar duas torres, voltaram a operar nesta quarta-feira conforme o previsto, informou a empresa Furnas, responsável pela linha.

REUTERS

11 de junho de 2014 | 19h07

O desligamento dos circuitos estava restringindo o fluxo de energia da usina hidrelétrica de Itaipu para o sistema nacional, embora a ocorrência não tenha significado em corte de energia elétrica para os consumidores.

"Apesar das dificuldades impostas pelo clima extremo na região, o primeiro circuito foi energizado às 11h48 desta manhã e o segundo já foi energizado às 16h04 de hoje, estando o sistema de 765kV totalmente recomposto e em operação", informou Furnas, em nota.

A queda das torres ocorrida na semana passada foi provocada por forte tempestade no município de Cafelândia, no estado do Paraná. Durante o período de desligamento dos circuitos, a indicação do Operador Nacional do Sistema (ONS) era para que a usina de Itaipu operasse com limitações, a 4.200 MW nas cargas pesada e média, em 60 Hertz, e a 3.800 MW na carga leve.

(Por Anna Flávia Rochas)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIAITAIPUFURNAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.