Situação de Portugal e Espanha não é igual à da Grécia, diz Moody's

 Para a agência, apesar de compartilharem mesma moeda, Grécia é o único entre os três países que enfrenta 'desafios materiais'

Danielle Chaves, da Agência Estado,

10 de fevereiro de 2010 | 14h29

 A agência de classificação de risco Moody's Investors Service afirmou que deve haver uma diferenciação entre Grécia, Portugal e Espanha. Segundo a Moody's, a Grécia é o único país entre os três que "enfrenta desafios materiais".

"Espanha, Portugal e Grécia podem compartilhar a mesma moeda, mas eles não apresentam o mesmo perfil de crédito", disse Kristin Lindow, vice-presidente sênior do Grupo de Risco Soberano da agência.

As recentes preocupações com a capacidade dos três países de rolar suas dívidas e financiar seus déficits orçamentários no futuro "até agora não foram sustentadas por evidências firmes", disse a agência de rating.

A Moody's afirmou que considera o rating AAA da Espanha "muito bem ancorado". O rating A2 de Portugal pode estar sujeito a alguma pressão baixista moderada, mas isso já está refletido na perspectiva negativa da agência sobre o rating. A Grécia tem rating A2 pela Moody's, com perspectiva negativa.

"Uma execução impecável do ambicioso programa anunciado pelas autoridades gregas e monitorado pela Comissão Europeia vai demorar para aliviar tanto as preocupações de curto prazo como as de longo prazo", afirmou Lindow. "Um desvio material de tal compromisso levaria a Moody's a rebaixar o rating", acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.