Publicidade

Standard & Poor’s rebaixa nota de risco do Japão; perspectiva é estável

Agência de classificação de risco avalia que os déficits fiscais do país continuarão elevados nos próximos anos

Por Agência Estado
Atualização:

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P)rebaixou o rating da dívida soberana do Japão de AA para AA-, com perspectiva estável, dizendo prever que os déficits fiscais do país continuarão elevados nos próximos anos.

PUBLICIDADE

"O rebaixamento reflete nossa avaliação de que os quocientes de dívida do governo do Japão - já entre os mais altos para dívidas soberanas - continuarão a aumentar mais do que vislumbrávamos antes que a recessão econômica global atingisse o país e chegarão ao pico em meados da década de 2020", disse a agência em um comunicado.

A notícia é mais um golpe sobre a já problemática situação fiscal do Japão, uma vez que as dívidas acumuladas pelo governo somam quase 200% do PIB. "Em nossa opinião, o Partido Democrático do Japão lidera um governo no qual falta uma estratégia coerente para resolver esses aspectos negativos das dinâmicas da dívida do país", afirmou a S&P.

Os mercados reagiram imediatamente à notícia, com forte queda do iene. O dólar subiu para 83 ienes, de 82,15 ienes antes do anúncio da S&P. Às 7h15 (de Brasília), o dólar avançava para 82,75 ienes, de 82,16 ienes ontem.

A Fitch Ratings, outra agência classificadora de risco, manteve a perspectiva estável para a nota do Japão, mas alertou que a capacidade do governo do Japão de desenvolver um plano mais confiável para consolidação fiscal será vital para que o país mantenha a estabilidade dos financiamentos à medida que a população japonesa envelhece

À agência Dow Jones, o analista Andrew Colquhoun disse que a Fitch mantém a perspectiva estável para o rating do Japão pela sua capacidade de se financiar a custos baixos. No entanto, alertou, as pressões de longo prazo de uma população em envelhecimento podem ameaçar a estabilidade financeira.

"Crucial para isso é a extensão com a qual os políticos permitirão que um plano de consolidação fiscal mais confiável" seja desenvolvido, afirmou. Colquhoun fez o comentário após a Standard & Poor's rebaixar o rating de dívida soberana do Japão de AA para AA-.

Publicidade

As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.