Sucessão da Apple entra em foco na reunião de acionistas hoje

A questão vem à tona no momento em que Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, encontra-se afastado do comando da empresa, por problemas de saúde 

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

23 de fevereiro de 2011 | 12h38

A Apple está sob os holofotes dos investidores nesta quarta-feira, uma vez que seus acionistas devem votar uma resolução exigindo de seu conselho a apresentação de um plano de sucessão da empresa. A questão vem à tona no momento em que Steve Jobs, executivo-chefe da Apple, encontra-se afastado do comando da empresa, por problemas de saúde, pela terceira vez em sete anos. A votação acontecerá na reunião anual de acionistas, da qual não se sabe ainda se Jobs participará.

Apoiada pelo Central Laborer's Pension Fund em Jacksonville, Illinois, entre outros acionistas, a resolução pede que o conselho da Apple adote e revele uma política de sucessão por escrito, que seja revista todos os anos, que mantenha um plano para sucessão de emergência e que identifique e desenvolva candidatos internamente.

 

Durante os últimos 14 anos, Jobs conquistou fama de inovador e visionário (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

 

A Apple se opõe à medida, justificando não ser do interesse dos acionistas tornar público os planos e objetivos confidenciais da empresa. Jennifer O'Dell, porta-voz do Laborers' International Union of North America, que irá representar o fundo de pensão na reunião, disse que os acionistas querem mais transparência. O sindicato fez demanda similar para outras companhias, como a Whole Foods Market Inc, Intel e a Hewlett-Packard.

Ao contrário de 2009, Jobs não informou quando voltaria para a empresa, provocando várias especulações sobre a seriedade de seu estado de saúde. Durante os últimos 14 anos, Jobs, como executivo-chefe da Apple, conquistou fama de inovador e visionário, graças ao sucesso de venda de produtos eletrônicos como iPod, iPhone e iPad. As informações são da Dow Jones.

(Texto atualizado às 15h00) 

Tudo o que sabemos sobre:
Appleacionistas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.