TAM permitirá uso de celular em voos internacionais

A companhia aérea TAM informou hoje que vai estender os serviços de celular e internet a bordo para sua frota internacional a partir do segundo semestre de 2012. Em comunicado ao mercado, a companhia aérea disse que os passageiros poderão realizar chamadas telefônicas e enviar mensagens de texto por meio de rede celular, bem como acessar à internet através de sinal WiFi.

AE, Agencia Estado

25 de julho de 2011 | 12h05

"A decisão de ampliar os serviços de conectividade oferecidos pela OnAir foi tomada depois de nove meses muito bem-sucedidos, durante os quais passageiros fizeram chamadas telefônicas, receberam e enviaram mensagens de texto e e-mails e acessaram a internet em algumas rotas domésticas", explicou a companhia.

Conforme a TAM, os serviços de conectividade OnAir baseados na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat serão implementados em 12 aeronaves Boeing 777-300ER (quatro já na frota e oito a serem recebidas até 2014), bem como em dez aeronaves Airbus A330 e 27 em A350 (estas últimas a serem entregues entre 2014 e 2018).

Somadas às 31 aeronaves de voos domésticos que terão o sistema - das quais quatro atualmente já oferecem conectividade a bordo - 80 aviões da TAM serão equipados com os serviços OnAir nos próximos anos. No caso da frota doméstica, a intenção da companhia é que todas as aeronaves já estejam equipadas com conectividade a bordo até o início do próximo ano.

A TAM informou que todas as aprovações de agências reguladoras do setor de telecomunicações foram obtidas, e os acordos de roaming já estão em vigor para o serviço nos voos domésticos. A companhia também disse já ter recebido certificação de aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para aeronaves que operam no Brasil. Solicitação semelhante deve ser submetida para os aviões de rotas internacionais antes de instalar o sistema de conectividade e ativar os serviços da OnAir. Segundo a companhia, o equipamento já é certificado pela Agência Europeia para Segurança da Aviação (Easa) desde 2009.

Tudo o que sabemos sobre:
vooscelularinternetTAM

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.