Publicidade

Telebrás se junta à SKY para fornecer banda larga

Parceria vai inaugurar a oferta da internet móvel 4G no Brasil; primeira cidade a ser atendida será Brasília

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Telebrás assinou nesta quarta-feira, 21, contrato com a operadora de TV por assinatura SKY para o fornecimento de banda larga. A parceria vai inaugurar a oferta da internet móvel de 4ª Geração (4G) no Brasil e na América Latina, segundo comunicado da empresa ao mercado.

PUBLICIDADE

O serviço, porém, deve funcionar apenas por meio de modems para computadores e não diretamente em celulares, visto que a companhia ainda não tem licença para operar telefonia móvel.

Em nota, a Sky afirmou que as velocidades dos planos 4G serão até dez vezes superiores às alcançadas pelas placas 3G que operam atualmente no mercado.

A primeira cidade a ser atendida será Brasília, ainda em 2011, e a expansão para outras cidades do País deve ocorrer a partir de 2012.

A Sky já possui autorização para utilizar a faixa de 2,5 gigahertz (GHz) - definida para essa tecnologia - no Distrito Federal desde a aquisição da extinta TVA, que a utilizava para transmitir TV por assinatura. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém, só irá licitar essa faixa de espectro para as operadoras de telefonia em abril do ano que vem.

O acordo com a Telebrás prevê o uso de redes para interconexão e tráfego de dados, mas não faz parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), pelo qual o governo pretende ampliar o acesso à internet rápida no País até 2014. O contrato prevê o fornecimento progressivo de até 5 gigabytes de banda de internet da estatal à Sky. Procurada, a companhia não divulgou maiores detalhes sobre preços e condições dos planos.

Texto atualizado às 19h53

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.