Televisa compra 30% da Nextel mexicana por US$1,44 bi

A rede mexicana Televisa anunciou na segunda-feira a compra de 30 por cento da filial local da empresa de telefonia sem fio Nextel, subsidiária da NII Holdings, por 1,44 bilhão de dólares.

CYNTIA BARRERA DIAS, REUTERS

15 de fevereiro de 2010 | 19h41

A transação é toda em dinheiro e inclui ainda a opção de compra de outros 7,5 por cento da Nextel mexicana num prazo de três a quatro anos, disse a Televisa em comunicado.

Quarta maior operadora de telefonia celular do México, a Nextel tem quase 3 milhões de clientes. Adquirir uma participação ajuda a Televisa a entrar no setor da telefonia celular sem ter de montar uma rede do zero, além de lhe permitir a montagem de pacotes que envolvam telefonia fixa, celular, internet e vídeo.

O governo mexicano está leiloando licenças da telefonia celular para aumentar a concorrência no setor, dominado pela America Movil, do magnata Carlos Slim, proprietário da Claro no Brasil.

A Nextel tem como alvo o mercado corporativo, e analistas dizem que ela gera maior renda por usuário do que Iusacell e Telefónica, que estão à sua frente no setor.

A agência de proteção da concorrência do México autorizou na semana passada a Televisiva a comprar até 40 por cento da unidade mexicana da NII.

A poderosa Televisa já é dona da operadora de TV paga Cablevisión, e vende pacotes de internet, TV e telefonia fixa por menos de 40 dólares mensais, sob a marca YOO. No ano passado, a operadora Megacable se associou à Televisa para comercializar serviços semelhantes.

Tudo o que sabemos sobre:
EMPRESAS, TELEVISA, NEXTEL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.