Tepco deixará de receber até US$110 bilhões em 10 anos--jornal

A Tokyo Electric Power, operadora da usina nuclear de Fukushima, deixará de receber até 110 bilhões de dólares em 10 anos, noticiou o jornal financeiro Nikkei, citando um painel do governo com acesso às finanças da companhia.

REUTERS

29 de setembro de 2011 | 11h29

A questão sobre quanto de dinheiro do contribuinte a Tepco vai precisar depende principalmente de quando ela terá permissão para religar os reatores que estão em manutenção, além da permissão para aumentar as taxas de luz e assim gerar mais fluxo de caixa.

O comitê calcula o valor em 8,3 trilhões de ienes (110 bilhões de dólares) no pior dos cenários, disse o Nikkei.

A companhia ainda precisaria de 460 bilhões de ienes mesmo na melhor das situações, que seria a volta em operação da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa antes de março de 2014 e uma autorização de aumentar as contas de luz em 10 por cento.

O painel, formado por advogados e outros especialistas, planeja dar recomendações nesta semana para cortes de custo da Tepco, mas se negou a divulgar qualquer dessas propostas.

A Tepco, que deve apresentar um plano de negócios até o fim de outubro, disse que não comentará o relatório até ele ser divulgado.

(Por Tim Kelly e Yoko Kubota)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIATEPCO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.