Toyota anuncia recall de 11.500 veículos Lexus ao redor do mundo

Montadora japonesa também suspendeu temporariamente os embarques do modelo de sua marca de luxo enquanto corrige problema no volante

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

19 de maio de 2010 | 09h23

A Toyota Motor disse que planeja realizar um recall de cerca de 11.500 de veículos Lexus LS ao redor do mundo, em um revés para as tentativas da empresa de recuperar sua reputação depois de uma série de grandes recalls globais. A montadora japonesa também suspendeu temporariamente os embarques do modelo de sua marca de luxo enquanto corrige um problema com o sistema de comando eletrônico do volante, e está analisando se deve ou não interromper a produção e as vendas do veículo, disse um porta-voz da Toyota.

Embora o tamanho do recall seja relativamente pequeno, ele ocorre em um momento no qual a Toyota está tentando reconstruir a sua reputação de qualidade e recuperar seus clientes em mercados-chave, depois de ter realizado um recall mundial de mais de 8,5 milhões de veículos este ano.

A decisão de realizar o recall ocorreu após a mídia japonesa divulgar, no início do dia, detalhes sobre o defeito no sistema de direção do modelo Lexus LS. A montadora, que estava sob o fogo cerrado por causa de sua lenta resposta ao recall mundial anterior, criou um comitê de qualidade em cada uma de suas principais regiões para responder rapidamente às reclamações dos clientes.

A montadora realizou no mês passado um recall de 36.000 modelos Lexus GX 460 SUVs 2010, após a revista norte-americana Consumer Reports dizer que o veículo poderia capotar em certas situações.

A empresa vai realizar um recall de 4.500 veículos dos modelos LS460, LS460L, LS600h e LS600HL sedan no Japão após ter recebido 12 queixas de clientes no mercado interno, disse o porta-voz da Toyota. Segundo ele, não houve relatos de feridos ou de acidentes.

A montadora também fará um recall de 7 mil veículos dos mesmos modelos em 50 mercados no exterior, incluindo os Estados Unidos e a China, disse o porta-voz. As informações são da Dow Jones.

Texto atualizado às 12h

Notícias relacionadas
Tudo o que sabemos sobre:
toyotarecalllexusdireçãomodelos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.