Toyota anuncia recall de mais de 1,5 milhão de carros em todo o mundo

Convocações se devem a defeitos no sistema de freios e nas bombas de gasolina; 740 mil veículos serão recolhidos nos Estados Unidos e 600 mil no Japão 

BBC Brasil

21 de outubro de 2010 | 09h01

A Toyota anunciou um recall de mais de 1,5 milhão de carros em todo o mundo por causa de defeitos no sistema de freios e nas bombas de gasolina. Em um comunicado, a empresa japonesa disse que a decisão afetaria os modelos Avalon, Highlander e Lexus. 740 mil veículos serão recolhidos nos Estados Unidos e 600 mil no Japão.

A Toyota diz que o recall seria para garantir que fluido contido no cilindro mestre do freio dos carros não vaze e acenda acidentalmente a luz de frenagem. O defeito pode tornar o pedal de freio mais mole e gradualmente comprometer seu desempenho. Os tanques de gasolina dos carros também apresentam um defeito elétrico, que pode prejudicar a chegada do combustível ao motor.

O recall afeta os modelos Avalon de 2005-06, os não-híbridos Highlander de 2004-06 e Lexus RX330, e ainda os carros Lexus GS300, IS250 e IS350. De acordo com o comunicado oficial da empresa, os donos serão notificados no começo de novembro e as fábricas substituirão os cilindros de freio.

A Toyota já havia recolhido 10 milhões de carros no ano passado por falhas no motor. Em 2010, já foram 14 recalls. A fabricante japonesa foi duramente criticada por não agir antes no caso dos pedais de acelerador defeituosos no começo deste ano, e recebeu uma multa de US$ 16 milhões de autoridades norte-americanas.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.