Toyota fará recall de mais de 110 mil veículos híbridos

A Toyota Motor Corp. disse que fará um recall de mais de 110 mil veículos híbridos nos EUA, Japão e Europa devido a defeitos em transistores nas placas de controle de energia elétrica. O mercado norte-americano será o mais afetado pelo recall, com a montadora japonesa revisando 45.500 unidades do Highlander Hybrid e 36.700 Lexus RX 400h devido a uma "soldagem inadequada".

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

29 de junho de 2011 | 11h44

Na maioria dos casos, como consequência da falha, o veículo entra em modo de condução fail-safe, resultando na redução da potência na qual o veículo ainda pode ser conduzido por curtas distâncias. No pior dos casos o veículo pode parar, declarou a Toyota.

Aproximadamente 3 mil unidades dos mesmos veículos também passarão pelo recall no Canadá, afirmou um porta-voz da montadora. A Toyota também está convocando o recall de 11.164 desses veículos no Japão pelo mesmo defeito.

Na Europa, o recall cobrirá aproximadamente 15 mil veículos, segundo o porta-voz. A Toyota afirmou que está "trabalhando" na obtenção de peças de reposição e vai notificar os proprietários, quando os dispositivos estiverem disponíveis.

O mais recente recall global é um golpe para a empresa que está se esforçando para restabelecer a sua reputação como uma fabricante de qualidade, após ter convocado um recall de milhões de veículos desde 2009 devido a defeitos de segurança e pagou quase US$ 50 milhões em multas nos EUA. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
veículorecallToyota

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.