Toyota faz recall de 8.000 picapes nos EUA

Fornecedora da montadora informou que 34 mil eixos distribuídos para Toyota, Ford e Nissan poderiam apresentar rachaduras

Reuters,

13 de fevereiro de 2010 | 11h25

A Toyota anunciou no final da sexta-feira, 12, recall de 8 mil picapes por possíveis rachaduras no eixo de transmissão dianteiro que rivais Ford e Nissan Motor afirmaram que não representa risco de segurança para seus veículos.

A decisão da Toyota de fazer recall do modelo 2010 da picape Tacoma nos Estados Unidos é a mais recente em uma série de convocações que atingiram as vendas da maior montadora do mundo e sua reputação de qualidade.

O recall da Toyota seguiu-se à informação da fornecedora Dana Holding a autoridades dos EUA de que 34 mil eixos fornecidos para Toyota, Ford e Nissan poderiam apresentar rachaduras. A Dana informou que está investigando a causa do problema e soluções serão específicas para cada veículo equipado com o componente. A empresa estima que menos de 2% das peças enviadas às montadoras apresentem rachaduras.

As rachaduras podem eventualmente causar a separação do eixo e choque contra a superfície da pista, podendo provocar perda de controle do veículo, afirma documento da Toyota obtido pela Reuters.

A decisão de recall da Toyota é a mais recente em uma série de convocações que atingem mais de 8,5 milhões de veículos da montadora no mundo que podem apresentar problemas em tapetes de assoalho, pedal acelerador que pode se prender causando aceleração indesejada e sistema de freios.  

(Soyoung Kim)

Tudo o que sabemos sobre:
AUTOS, TOYOTA, RECALLPICAPE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.