Toyota quer aumento de 6% nas vendas para 2010

No ano passado, a montadora japonesa registrou queda de 13% de suas vendas

Marcílio Souza, da Agência Estado,

26 Janeiro 2010 | 10h34

A Toyota Motor anunciou nesta terça-feira, 26, que tem como meta um crescimento de 6% de suas vendas globais de veículos este ano, para 8,27 milhões de unidades. No ano passado, a montadora japonesa registrou queda de 13% de suas vendas ante 2008. O desempenho fraco nos EUA, Europa e Japão ofuscou a demanda robusta no Brasil, China, Índia e em outros mercados.

A meta da Toyota para 2010 inclui as vendas de suas subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors. O grupo pretende vender 6,14 milhões de veículos no Japão, um aumento de 6% ante 2009, e 2,13 milhões fora do país, 7% a mais do que em 2009.

A Toyota prevê prejuízo líquido para o atual ano fiscal, que termina em março, no que seria seu segundo prejuízo anual consecutivo. Para o próximo ano fiscal, no entanto, o grupo espera voltar a ter lucro, à medida que realinha suas operações e promove mais cortes de custos. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.