Turbulência no Egito pressiona moedas do Oriente Médio

Mercado futuro da Arábia Saudita mostra que operadores estão se posicionando para uma queda do rial, a moeda do país

Danielle Chaves, da Agência Estado,

28 de janeiro de 2011 | 10h56

A libra egípcia está sendo prejudicada pela turbulência política que se instaurou no Egito nos últimos dias e a pressão começa a se espalhar para outras moedas do Oriente Médio. A divisa do Egito está sendo vendida e o mercado de contratos futuros da Arábia Saudita mostra que os operadores estão se posicionando para uma queda do rial, a moeda do país, nos próximos três meses.

Os problemas já afetam a lira turca e o shekel israelense, em parte por causa do azedamento do sentimento com relação à região. "A turbulência certamente está tendo impacto sobre o sentimento relacionado a outras moedas da região", comentou Nigel Rendell, estrategista para mercados emergentes do RBC Capital Markets.

No começo da sessão desta sexta-feira, 28, a libra egípcia atingiu uma nova mínima em seis anos diante do dólar, com a moeda norte-americana subindo para mais de 5,85 libras egípcias. A lira turca também caiu, com o dólar avançando 0,8%, para 1,5940 liras, enquanto o shekel israelense perdeu 1%, para 3,678 shekéis por dólar.

O mercado de contratos futuros da Arábia Saudita também mostra sinais de estresse, embora o rial seja fixado e não saia do nível de 3,75 por cada dólar. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Egitomoedamercadorialshekel

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.