UBS premia projeto de empreendedorismo social em saúde

O projeto ganhador atua em 367 comunidades extrativistas na Amazônia, na bacia do rio Tapajós 

Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios,

25 de outubro de 2013 | 15h22

SÃO PAULO - Com um projeto de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, o projeto Saúde e Alegria, de Eugenio Scannavino Netto, foi o vencedor do Visionaris 2013 - Prêmio UBS ao Empreendedor Social. A premiação visa promover a filantropia no País.

O projeto da área de saúde atua em 367 comunidades extrativistas na Amazônia, na bacia do rio Tapajós. A média anual de procedimentos chega a 20 mil. Também foram realizados 11 mil atendimentos odontológicos, entre outras atividades e serviços.

Os resultados alcançaram 93% de aproveitamento, ou seja, a cada 100 pacientes apenas sete são encaminhados aos centros urbanos.

Na foto, aparecem os finalistas do prêmio, da esquerda para a direita: Gisela Maria Bernardes Solymos, do Centro de Recuperação e Educação Nutricional - CREN; Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria; Sylvia Albernaz Machado do Carmo Guimarães, da Associação Vaga Lume; André Luís Cavalcanti de Albuquerque, da Terra Nova Organizações Fundiárias; e Sylvia Coutinho, CEO do UBS Brasil.

"Eu vejo este prêmio não como um reconhecimento ao empreendedor, mas ao empreendimento, já que esta ideia não teria saído do papel se não fosse por todos os envolvidos na ideia", afirma Scannavino Netto.

A organização tenta encontrar soluções para os problemas locais geridas pelos próprios moradores e que tragam benefícios socioambientais.

"O Visionaris existe para apoiar e atuar como mediador entre as ideias de profissionais que buscam o empreendimento social e o capital para expandir estas ideias", diz a CEO do UBS Brasil, Sylvia Coutinho.

Nesta edição, o vencedor recebeu a quantia de US$ 25 mil ou o equivalente em moeda nacional para investir em sua organização. Os demais finalistas ganharam US$ 5 mil cada um. O prêmio foi entregue na noite desta quinta-feira, na Casa do Saber, em São Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
UBSprêmio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.