UE lançará bônus em janeiro para financiar resgate

União Europeia pretende lançar entre quatro e cinco bônus em 2011, no montante de entre 3 bilhões de euros e 5 bilhões de euros cada

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

21 de dezembro de 2010 | 14h00

A União Europeia e a zona do euro irão lançar em janeiro de 2011 os primeiros bônus para financiar o pacote de resgate da Irlanda, segundo comunicado obtido pela Dow Jones. A União Europeia irá emitir seus primeiros bônus no início de janeiro, por meio do mecanismo de resgate de emergência conhecido como Mecanismo de Estabilidade Financeira Europeia, de 60 bilhões de euros. Já a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF), fundo de resgate da zona do euro, lançará um bônus no final de janeiro, segundo nota conjunta do EFSF e da Comissão Europeia.

A União Europeia pretende lançar entre quatro e cinco bônus em 2011, no montante de entre 3 bilhões de euros e 5 bilhões de euros cada, com vencimentos entre cinco, sete e dez anos. O objetivo é levantar até 17,6 bilhões de euros em 2011 e até 4,9 bilhões de euros em 2012. Três emissões de referência estão programadas para o primeiro semestre de 2011. Os bônus da UE serão denominados somente em euros.

Os bônus emitidos pelo fundo da zona do euro poderão ser em moedas diferentes do euro, mas terão vencimentos em cinco, sete e dez anos. O EFSF pretende levantar até 16,5 bilhões de euros em 2011 e até 10 bilhões de euros em 2012. O fundo da zona do euro deve emitir três bônus de referência em 2011, nos montantes de entre 3 bilhões de euros e 5 bilhões de euros cada, sendo que duas colocações devem ser feitas no primeiro semestre do ano.

As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.