UE planeja cúpula da zona do euro sobre Grécia em 10 de maio

'Não está em questão uma reestruturação da dívida grega', diz presidente da UE

Danielle Chaves, da Agência Estado,

28 de abril de 2010 | 09h41

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, informou que planeja realizar uma cúpula de líderes da zona do euro por volta do dia 10 de maio, para agir na direção da implementação do pacote de resgate conjunto para a Grécia.

 

"Com base em relatórios que serão finalizados nos próximos dias, os chefes de Estado e governos decidirão sobre a ativação do financiamento para o programa conjunto atualmente em negociação entre a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional (FMI), e, obviamente, o governo grego", disse Van Rompuy em uma coletiva de imprensa em Tóquio. "Não está em questão uma reestruturação da dívida grega", acrescentou.

 

Os comentários de Van Rompuy são os mais recentes sinais de que um socorro para a Grécia está a caminho, em meio às especulações de que o país pode não conseguir reembolsar os detentores de bônus caso essa ajuda não seja concedida nas próximas semanas. O presidente da UE disse que os membros do bloco estão comprometidos "em um alto nível" com a estabilidade da zona do euro como um todo.

 

Van Rompuy participou junto com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e a chefe para relações exteriores da UE, Catherine Ashton, de um encontro com o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, e o ministro de Relações Exteriores japonês, Katsuya Okada. Na reunião foram discutidas as relações políticas e econômicas entre a Europa e o país asiático. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
União EuropeiaGréciaajuda

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.