Ultrapar compra ativos da Texaco no Brasil por R$1,16 bi

A Ultrapar anunciounesta quinta-feira a compra da distribuição de combustíveis daTexaco no Brasil, da Chevron, por 1,16 bilhão de reais,consolidando a presença da empresa em um mercado no qualestreou no ano passado, com a aquisição de parte da Ipiranga. A aquisição da Texaco vai acrescentar mais 2 mil postos e48 bases de operação à rede Ipiranga, que será a única bandeirado grupo Ultra no país. O Ultra informou que vai pagar aaquisição com caixa próprio. Após a conclusão do negócio, qua ainda depende da separaçãoda distribuição da Chevron dos negócios de exploração depetróleo da empresa no Brasil, prevista para início de 2009, arede Ipiranga ficará com 5 mil postos e 23 por cento domercado, informou o Grupo Ultra em nota nesta quinta-feira. Segundo o Ultra, líder na distribuição de GLP (gás decozinha), a compra da Texaco consolida a companhia em segundolugar na distribuição de combustíveis no Brasil. Para o analista do Banco do Brasil Investimentos, NelsonMatos, "será um segundo lugar com folga", no ranking geral,perdendo apenas para a Petrobras . "Foi um bom negócio para o Ultra, a Petrobras não poderiacomprar mesmo, já teve até que vender parte do que comprou daIpiranga por determinação do Cade", avaliou, referindo-se àconcentração de mercado que obrigou a Petrobras a vender ospostos do Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. O Grupo Ultra comprou a Ipiranga em parceria com aPetrobras, no ano passado. O Ultra ficou com os ativos do Sul eSudeste, onde a BR Distribuidora, braço de distribuição daPetrobras, já tem grande concentração de mercado. Matos, que passará a cobrir a empresa devido ao seu ganhode importância no mercado, destacou que a rede adquirida peloUltra consiste em postos bem localizados e que conseguem boareceita. "É uma boa rede, porque está localizada no Sul, Sudeste enas cidades, com boas vendas", avaliou. Sobre a saída da Chevron do negócio, meses após a venda dosativos da Esso no país, Matos explicou que a margem do negóciode distribuição é pequena e a concorrência está cada vez maior,o que tem levado estrangeiras a rever sua presença no setor. "Entre as grandes agora só tem a Shell, que já falou quevai ficar", informou. Em 2007, a Texaco vendeu 6,7 milhões de metros cúbicos dediesel, gasolina, etanol e GNV, um crescimento de 8 por centoem relação a 2006, representando uma participação no mercadonacional de 9 por cento. Além de distribuir combustíveis o Ultra atua também nossetores de petroquímica e logística. Em junho, a empresacomprou a parte de logística da Unipar, por 510 milhões dedólares, obtendo a maior operadora de logística de granéislíquidos da América do Sul. O Ultra estuda ainda a participação no ComplexoPetroquímico do Estado do Rio Janeiro (Comperj), projeto demais de 8 bilhões de dólares da Petrobras, e está investindo650 milhões de reais para aumentar a capacidade da subsidiáriaOxiteno. (Com reportagem adicional de Roberto Samora)

DENISE LUNA, REUTERS

14 de agosto de 2008 | 12h12

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