União Europeia avança em planos para testes de estresse em bancos

Autoridade da UE afirmou que os testes deverão ser realizados de fevereiro a março e os resultados devem ser publicados em junho

Danielle Chaves, da Agência Estado,

18 de janeiro de 2011 | 11h03

A União Europeia avançou nos planos para uma nova rodada de testes de estresse em bancos na reunião de ministros de Finanças que está sendo realizada hoje. Segundo Michel Barnier, comissário europeu para serviços financeiros, os formadores de política pretendem realizar testes "mais robustos" que vão avaliar a liquidez dos bancos e a exposição deles a dívidas soberanas.

Barnier afirmou que a União Europeia está comprometida com uma "transparência total" nos testes e disse que as avaliações devem ser uniformes em todos os países do bloco, acrescentando que 85 bancos europeus serão testados. A nova regulamentação para o setor financeiro que a União Europeia planeja lançar neste ano deve ser coordenada com os EUA, destacou o comissário.

Outra autoridade da União Europeia afirmou que os testes deverão ser realizados de fevereiro a março e os resultados devem ser publicados em junho.

Barnier alertou que os bancos precisam agir com responsabilidade em relação a pagamentos de bônus neste ano. "Dado o estado atual da sociedade europeia (...) isso justifica um pedido para moderação no pagamento de bônus", disse.

As informações são da Dow Jones. 

Tudo o que sabemos sobre:
União Europeiateste de estressebanco

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.