Vaca brasileira bate recorde mundial de produção de leite

Animal de Uberlândia, em MG, produziu 111,3 quilos de leite em um dia e superou a marca anterior de Cuba, que não era superada desde 1982

Rene Moreira, especial para o Estado

22 de julho de 2014 | 14h56

Uma vaca da raça girolando de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, quebrou o recorde mundial de produção de leite. O animal registrou produção de 111,3 quilos de leite em um único dia. Até então, o recorde era de 1982, quando uma vaca cubana produziu 110,9 quilos.

O feito do animal brasileiro aconteceu durante a 25ª Megaleite, feira finalizada no domingo em Uberaba, na mesma região de Minas Gerais.

Para comemorar o recorde, os responsáveis pelo animal tomaram o tradicional "banho de leite". O leite foi substituído por bolinhas de isopor para evitar o desperdício do alimento.

O gerente da fazenda, José Dill, contou que a vaca tem cinco anos e é de posse compartilhada com uma propriedade de Monte Alegre de Minas. Para ele, não é apenas a situação genética que faz a vaca produzir tanto, mas também questões como o cuidado no tratamento. "Temos uma equipe muito capacitada", justifica. O animal, que foi registrado em nome do expositor Delcio Tannus Filho, também ficou com o primeiro lugar no 25º Torneio Leiteiro Nacional da Raça Girolando.

Ranking. Durante o evento em Uberaba, foram discutidas as perspectivas da cadeia produtiva do leite. Lideranças do setor disseram que o Brasil, apesar de ter avançado muito nos últimos anos, ainda precisa evoluir mais para se tornar um grande exportador.

Há 40 anos, a produção do País era de 7,3 bilhões de litros de leite, contra os 35 bilhões previstos para este ano, quando o Brasil poderá ser o terceiro maior produtor do mundo.

Tudo o que sabemos sobre:
vacaleite

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.