Vale confirma descoberta de gás em poço na Bacia de Santos

Descoberta no poço Panoramix representa o 1º caso de sucesso exploratório da mineradora, diz comunicado

Alberto Komatsu, de O Estado de S. Paulo,

11 de maio de 2009 | 19h39

A mineradora Vale confirmou nesta segunda-feira, 11, por meio de comunicado, a descoberta de gás natural e condensado em água rasa no poço Panoramix, na Bacia de Santos, conforme foi anunciado pela petroleira espanhola Repsol YPF nesta manhã. A Repsol é a operadora do consórcio (40%), que conta ainda com a Petrobras (35%), Vale (12,5%) e Wooside (12,5%).

 

"A descoberta de Panoramix representa o primeiro caso de sucesso exploratório da Vale, que vem investindo em consórcios para exploração de gás natural nas bacias sedimentares brasileiras", informou a Vale por meio do comunicado. De acordo com a empresa, o teste realizado nos reservatórios do Santoniano Superior, que foram encontrados entre 4.410 e 4.480 metros de profundidade, atingiu vazão de 378.600 metros cúbicos de gás natural e de 1.570 barris por dia de condensado.

 

A Vale também informou que novos testes serão realizados na jazida para avaliar melhor a extensão e volume das descobertas anunciadas. A mineradora tem participações minoritárias em 16 concessões nas bacias do Espírito Santo, Pará-Maranhão, Parnaíba e Santos.

Tudo o que sabemos sobre:
Valegásenergia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.