Vale mantém projeção de produção de minério de ferro

O presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse nesta quinta-feira, durante teleconferência com analistas, que a meta de produção de minério de ferro para 2012 está mantida em 310 milhões de toneladas. Segundo o executivo, a recuperação de produção no segundo trimestre do ano foi uma prova de que a meta poderá ser alcançada.

FERNANDA GUIMARÃES, Agencia Estado

26 de julho de 2012 | 11h42

No primeiro trimestre do ano, a Vale foi afetada pelo forte período de chuvas que atingiu suas principais regiões produtoras. A produção de minério de ferro da companhia no segundo trimestre do ano atingiu 80,542 milhões de toneladas, uma recuperação de 15,1% em relação ao intervalo entre janeiro e março deste ano. Ferreira disse que o segundo trimestre do ano foi desafiador em um ambiente de queda de preços.

Ferreira disse que a companhia está trabalhando com um cenário de preços de minério de ferro menores do que o esperado. A Vale trabalhou com um preço médio para o minério de ferro no segundo trimestre de US$ 103,29 por tonelada. O valor é 28,9% menor do que o praticado no mesmo período do ano passado e 5,5% inferior ao registrado nos primeiros três meses de 2012.

Já o preço médio da pelota foi de US$ 159 por tonelada, sendo 22,84% inferior ao apurado no igual período de 2011 e 2% menor do que no trimestre anterior. O executivo disse, ainda, que os dispêndios da mineradora programados para este ano "dificilmente ocorrerão com a atual taxa de câmbio". Dessa forma, a empresa passa por um momento de ajustes de seu orçamento. Por outro lado, o presidente da Vale salientou que "não haverá nenhum movimento abrupto" e que nenhum projeto em fase final será interrompido.

O presidente da Vale destacou que o segmento de minério de ferro. O foco da empresa, lembrou o executivo, seguirá sendo o de minério de ferro, carvão e fertilizantes. Ferreira disse também que os dividendos para o próximo ano serão divulgados no quarto trimestre de 2012. "Capex, endividamento e dividendos serão pilares para 2013, 2014 e 2015", disse. Segundo ele, nos próximos anos a empresa necessitará de elevados recursos para os seus projetos.

Projeto Serra Sul

A Vale está trabalhando ?muito forte? para obter ainda neste ano a licença de instalação (LI) para o projeto S11D, conhecido como Serra Sul. O presidente da Vale disse que a empresa trabalha ainda com a aprovação do conselho de administração da empresa do empreendimento o mais rápido possível. ?O conselho sabe da importância desse projeto?, disse o presidente da Vale. Ferreira disse que o conselho está, até mesmo, ?ansioso para o projeto chegar à pauta? para aprovação.

Tudo o que sabemos sobre:
Valeperspectivas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.