Vale mantém sistema trimestral para minério de ferro

Empresa destacou, contudo, que está aberta a negociar soluções 'que possam trazer benefícios mútuos, desde que não se configurem em abordagem oportunística'

Fernanda Guimarães, da Agência Estado,

19 de outubro de 2011 | 16h11

A Vale informou nesta quarta-feira que continua empregando o sistema trimestral de precificação para o minério de ferro. "Este sistema configura-se como solução que captura as principais virtudes de ambos os sistemas: a estabilidade do antigo sistema anual e a flexibilidade do mercado à vista", afirmou a empresa em comunicado.

A mineradora reiterou que o sistema trimestral "vem operando de forma eficiente desde sua implementação", há seis semestres. Por outro lado, a Vale afirmou que é "fortemente comprometida com seus consumidores" e, dessa forma, procura se ajustar às necessidades e características de cada cliente. A companhia destacou no comunicado que está, assim, aberta a discutir e negociar soluções "que possam trazer benefícios mútuos, desde que não se configurem em uma abordagem oportunística".

Ontem, após participar de audiência sobre royalties da mineração na Comissão de Infraestrutura do Senado, em Brasília, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, descartou a hipótese de a companhia abandonar a precificação trimestral, mas observou que outras formas de negociação poderão ser analisadas caso a caso, conforme a demanda dos clientes. "As condições são as que estão vigendo no momento. A Vale tem uma forma de precificação, mas se alguém quiser comprar numa condição diferente, isso é discutido", disse.

Tudo o que sabemos sobre:
Valesistemaprecificação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.