Ricardo Moraes/Reuters
Ricardo Moraes/Reuters

Vale pode ampliar operação das minas Capão Xavier e Mar Azul, em Nova Lima (MG)

Usadas para produção de minério de ferro, as duas minas ficam no Complexo de Paraopeba, região metropolitana de Belo Horizonte

Bruno Villas Bôas, O Estado de S.Paulo

14 de fevereiro de 2022 | 19h16

A Vale entrou com um pedido na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais para a ampliação das minas de Capão Xavier e Mar Azul, localizadas no município de Nova Lima, em Minas Gerais. De acordo com a secretaria, o pedido foi protocolado no Sistema de Licenciamento Ambiental (SLA) pela mineradora e inclui, além da ampliação das operações, uma solicitação para pesquisa mineral (sondagem geológica) das minas.

As duas minas ficam no Complexo de Paraopeba, região metropolitana de Belo Horizonte. A Vale produz, basicamente, minério de ferro nessas operações. Na Mar Azul, a Vale mantém as barragens B3/B4, que está em processo de descaracterização pela mineradora.

O governo detalha que o pedido de ampliação das minas está em fase de caracterização, momento em que o processo fica aberto para o empreendedor "inserir ou modificar informações" sobre atividades exercidas, fatores de restrição, entre outros.

"Somente após a finalização da caracterização e pagamento das taxas devidas com o devido processamento na Secretaria de Estado de Fazenda é que a solicitação entra para a pré-análise do órgão", detalhou a secretaria em nota.

Procurada, a Vale informou que protocolou junto à secretaria, em outubro de 2021, um pedido de licenciamento para pesquisa mineral nas minas de Capão Xavier e Mar Azul. "O estudo de impacto ambiental para possível expansão dessas minas ainda será elaborado pela empresa”, acrescentou.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.