Vale prevê produzir 450 milhões de toneladas de minério por ano até 2014

Executivo da mineradora ainda afirmou que o uso de derivativos para assegurar os preços das matérias-primas não é necessário

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

28 de setembro de 2010 | 09h23

A mineradora brasileira Vale prevê que sua capacidade de produção de minério de ferro, incluindo pelotas, alcançará 450 milhões de toneladas por ano até 2014, afirmou o diretor executivo da companhia para materiais ferrosos, José Carlos Martins.

O executivo também disse, durante uma conferência do setor, que o uso de derivativos para assegurar os preços das matérias-primas não é necessário.

Navios cargueiros

A Vale espera que o primeiro de uma série de grandes navios cargueiros de minério de ferro esteja pronto em 2011, como parte de um projeto da companhia para redução dos custos de transporte do Brasil para seus principais clientes na Ásia.

Os navios, capazes de transportar mais de 400 mil toneladas de minério cada, poderão ajudar a Vale a competir melhor com mineradoras australianas como BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais perto dos clientes asiáticos.

"Acreditamos que poderemos trazer os preços do frete à vista perto dos termos dos contratos de longo prazo", disse Martins.

A Vale está estabelecendo pontos de distribuição de minério em Omã e na Malásia como parte da estratégia para redução de custos no transporte.

"A Vale estando longe deste mercado precisava melhorar sua logística para manter sua competitividade no longo prazo", acrescentou o executivo.                                 

(Com informações da Dow Jones e da Reuters)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.