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Valor de mercado da Samsung tem queda de US$ 17 bilhões

Presidente do conselho da empresa sul-coreana viu sua fortuna encolher em US$ 1,2 bilhão nos últimos dias

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Por Redação
Atualização:

O valor das ações da Samsung, negociadas na bolsa sul-coreana recuou pouco mais de 8% nesta terça-feira, 11, o que fez o valor de mercado da companhia cair em US$ 17 bilhões. Desde o lançamento do smartphone, a Samsung já havia enfrentado altos e baixos no valor de suas ações em função dos problemas durante o recall do Galaxy Note 7.

Além do efeito nos negócios no segmento de smartphones, a Samsung também deve sentir impacto nos resultados em outras empresas do grupo, como a que se dedica à fabricação de processadores e também à produção de telas para dispositivos. Essas áreas também dependem do sucesso da linha de smartphones da empresa.

Houve inúmeros relatos de que a bateria do aparelho explodia durante o carregamento 

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Os executivos da empresa também já sentem na pele os efeitos da queda no valor das ações da companhia. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o presidente do conselho da Samsung, Lee Kun-Hee, perdeu US$ 1,2 bilhão de sua fortuna nos últimos dias, devido aos sinais de que a companhia poderia descontinuar o smartphone.

Apesar da queda nas ações registrada ontem, o valor das ações da empresa acabou o pregão próximo ao do dia em que a Samsung revelou o Galaxy Note 7, em 2 de agosto. Desde então, as maiores quedas foram registradas durante o anúncio do recall e também quando a Apple apresentou os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, que concorrem diretamente com os smartphones premium fabricados pela sul-coreana.

O cancelamento da produção do Galaxy Note 7 pode custar mais de US$ 17 bilhões à Samsung. Ao retirar o produto do mercado, a empresa vai perder vendas de pelo menos 19 milhões de smartphones durante o ciclo de vida do produto, de acordo com analistas, entre eles o banco Credit Suisse.

A estimativa representa um grande incremento nas perdas em relação a previsão inicial de que o recall custaria US$ 5 bilhões à companhia.

A situação mudou completamente depois que a empresa fez a substituição dos aparelhos e, ainda assim, consumidores relataram casos de superaquecimento do produto. “Isso provavelmente matou a marca Galaxy Note 7”, disse o diretor geral da Charter Equity Research, à agência de notícias Reuters.

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“É a primeira vez que eu vi o recall de um produto dar tão errado”, disse o analista financeiro Richard Windsor. “Não há como prever os danos à marca da Samsung.”

Descarte. Segundo analistas, além das perdas financeiras, a Samsung terá de pagar pelo descarte dos smartphones que apresentaram problema. Apesar disso, para uma empresa do tamanho da Samsung, que tem valor de mercado de US$ 235 bilhões e US$ 69 bilhões em caixa, os prejuízos poderão ser absorvidos, sem que a empresa sofra grande baque financeiro.

Hoje, a Samsung é a maior fabricante de smartphones do mundo. Conforme a consultoria norte-americana Gartner, atualmente a fabricante sul-coreana responde por mais de 22% das vendas globais de smartphones. Sua linha de produtos inclui desde smartphones básicos até aparelhos topo de linha, como era o Galaxy Note 7. Agora, a empresa terá de usar o Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge para suprir o mercado premium.

Vantagem. A saída do principal smartphone da sul-coreana Samsung das prateleiras, após a polêmica sobre a segurança e a qualidade do Galaxy Note 7, vai beneficiar as outras fabricantes de smartphones, que agora ganham uma vantagem sobre a rival. A Apple, segunda maior fabricante do produto no mundo, deve ser a principal beneficiada.

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A fabricante norte-americana, sediada em Cupertino, na Califórnia, anunciou a nova geração dos iPhones no início de setembro, perto da data que a Samsung convocou o recall global do Galaxy Note 7. Outra empresa que deve se aproveitar do momento é o Google, que vai colocar no mercado a nova linha de smartphones Pixel no final deste mês.

De acordo com analistas, além das grandes empresas, é possível que as fabricantes chinesas menos conhecidas também ampliem seu espaço no mercado global. É o caso de Oppo e Vivo. “O espaço será preenchido pelas rivais”, disse o analista da consultoria Strategy Analytics, Neil Mawson.

A Samsung também terá de enfrentar outras grandes marcas que tem perdido relevância no mercado, como LG e Sony. /AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

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