Vendas da Fiat no Brasil crescem 8% no 1º trimestre

As vendas da italiana Fiat cresceram no primeiro trimestre no Brasil. Balanço divulgado nesta segunda-feira, 29, pela companhia mostra que a filial entregou 191 mil carros de passeio e veículos comerciais leves no País, com crescimento de 8% na comparação com os três primeiros meses de 2012. Nesse período, o mercado brasileiro cresceu menos que a montadora - cerca de 2% - o que consolidou a liderança da Fiat no mercado nacional.

FERNANDO NAKAGAWA, CORRESPONDENTE, Agencia Estado

29 de abril de 2013 | 14h41

"O grupo fortaleceu a liderança no mercado brasileiro com participação de mercado de 22,9% (o melhor primeiro trimestre desde 2010 no Brasil), com um aumento de 0,2 ponto sobre igual período de 2012 e 3 pontos à frente do concorrente mais próximo", destacou o balanço da companhia italiana. Segundo o documento, a participação no segmento A/B brasileiro é ainda maior e atinge 27%. No outro grande mercado da região, a Argentina, as vendas cresceram 14% no mesmo período.

Apesar do aumento das vendas no Brasil e na Argentina, o lucro operacional da companhia na América Latina caiu de 235 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012 para 186 milhões de euros nos três primeiros meses de 2013. A companhia explica que o resultado financeiro foi afetado pelo efeito cambial - que gerou impacto negativo de 25 milhões de euros -, aumento dos custos de produção, despesas crescentes de marketing no Brasil e a interrupção de uma linha de montagem no Brasil entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013.

Apesar dessa queda anual, a companhia afirmou que o lucro operacional "foi consistente com a meta para o ano de 2013 de 1 bilhão de euros de resultado para a América Latina".

Tudo o que sabemos sobre:
Fiatbalançoprimeiro trimestreBrasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.