PUBLICIDADE

Virgin, de Richard Branson, quer começar a voar para o Brasil este ano

Empresário, que já manifestou interesse em montar empresa no País, disse que, até 2014, pretende ter condições de fazer voos entre os aeroportos locais 

Por Jamil Chade e de O Estado de S. Paulo
Atualização:

O bilionário britânico Richard Branson deve inaugurar ainda neste ano uma nova rota entre o Brasil e a Europa com sua empresa, a Virgin Atlantic. O empresário também informou que seu objetivo para os próximos anos é o de finalmente entrar no mercado doméstico brasileiro.

PUBLICIDADE

Há dois anos, Branson havia já indicado que tinha planos de abrir um nova empresa aérea no País. Nesta segunda, confirmou que o Brasil "é uma das prioridades". Mas disse que, depois de estudar o País, decidiu que fará sua entrada no mercado gradualmente.

Há 2 anos, Branson havia indicado que tinha planos de abrir uma nova aérea no País (Foto: Jean-Philippe Arles/Reuters)

"Queremos estabelecer a Virgin no Brasil ainda este ano", afirmou o empresário, em declarações ao Estado. "Há um potencial enorme e estou entusiasmado com a ideia", afirmou.

Segundo Branson, a ideia inicial é a de estabelecer voos transcontinentais para o País ainda este ano. "O passo seguinte seria instalar uma nova empresa no País e assim poder fazer voos internos", disse. Pela lei, ele teria de fechar um acordo com uma empresa local para voar no País, e fontes próximas ao empresário garantem que um acordo estaria "próximo".

Copa do Mundo

Branson quer sua empresa já fazendo conexões entre aeroportos brasileiros antes da Copa do Mundo de 2014. "Esse é o objetivo", afirmou. "Os brasileiros merecem ter mais serviço." O empresário disse que bastou olhar os números de expansão do turismo no Brasil para constatar que não pode ficar de fora.

Publicidade

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registrou a segunda maior alta de passageiros do mundo em 2009. Entre os 25 aeroportos que mais cresceram no planeta estão ainda os de Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Os dados são do Conselho Internacional de Aeroportos, com base no desempenho de 1.350 aeroportos pelo mundo. Enquanto a crise mundial fez o tráfico internacional de passageiros cair 2% em 2009, a entidade constatou que aeroportos de países emergentes continuam em plena expansão.

Em 2009, o Santos Dumont registrou uma alta, em apenas 12 meses, de 40,6% no fluxo de passageiros, num total de 5,1 milhões de pessoas passando por seus terminais. Só o aeroporto de Istambul, com 52% de crescimento e 6,6 milhões de passageiros, superou a marca do aeroporto carioca.

No caso de Belo Horizonte, o fluxo de passageiros cresceu 16,6% no período de apenas um ano. Em 2009, com 5,8 milhões de passageiros, o aeroporto foi o que teve o 17.º maior crescimento do mundo.

O aeroporto de Brasília também teve uma expansão de 16,1%, chegando a 12,6 milhões de pessoas. Já o aeroporto de Salvador foi o 20.º que mais cresceu no mundo, com uma expansão de 15,9% e 7,7 milhões de passageiros em 2009.

Salto importante

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, não está entre os 25 aeroportos do mundo que mais cresceram no período. Mas deu um salto importante. Passou da 62.ª posição entre os maiores do mundo para a 54.ª, em apenas um ano, entre 2008 e 2009.

Publicidade

Em 2007, Guarulhos era o 65.º maior aeroporto do mundo. Em 2009, o aeroporto terminou com um fluxo de 22,3 milhões de pessoas, 6% acima do volume de 2008. Em apenas três anos, o aeroporto internacional foi obrigado a lidar com 3 milhões de pessoas a mais.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.