PUBLICIDADE

Volkswagen e Porsche integram produção apesar de fusão emperrada

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar da dura batalha que enfrentam para concluir a tão planejada integração, Volkswagen e Porsche vão manter a produção mais integrada, o que poderá poupar centenas de milhões de euros por ano. Questões tributárias e legais em aberto desde que as companhias deram entrada na fusão há quase três anos as fizeram mudar o foco para uma integração operacional. A Porsche começará em setembro a fabricar a versão modernizada do Boxster ma unidade da Volkswagen em Osnabrueck (Alemanha) e no próximo ano incluirá na mesma linha de montagem a nova versão do Cayman. Esses serão os primeiros modelos da Porsche a serem totalmente montados em uma fábrica da Volkswagen. A Porsche já começou a mandar engenheiros da tradicional base de Zuffenhausen (Stuttgart) para darem treinamento na unidade de produção em massa sobre como fabricar carros de luxo. A fabricante de carros esportivos é conhecida por técnicas de produção que companhias como Deutsche Lufthansa e ThyssenKrupp tentam imitar. A produção de modelos da Porsche na unidade alemã será restrita a veículos que por motivos técnicos não podem ser fabricados em Zuffenhausen. A crescente demanda pelo modelo 911, que usa a mesma plataforma de produção do Broxster e do Cayman, está causando gargalo na principal fábrica da Porsche, onde a capacidade é de 35 mil a 40 mil veículos por ano, segundo o diretor de vendas da montadora, Bernhard Maier. "Estamos chegando à nossa capacidade máxima", disse. "Precisamos crescer", acrescentou. (Por Andreas Cremer)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.