Vulcão na Islândia pode atingir tráfego aéreo do Reino Unido até amanhã

Vulcão entrou em erupção no sábado e ontem as autoridades da Islândia fecharam os principais aeroportos do país e restringiram voos

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

23 de maio de 2011 | 09h33

Uma nuvem de poeira vulcânica vinda do vulcão Grimsvotn, da Islândia, pode atingir o tráfego aéreo da Irlanda e do Reino Unido no final desta segunda-feira ou amanhã, disse uma porta-voz da Comissão Europeia. O vulcão entrou em erupção no sábado e ontem as autoridades da Islândia fecharam os principais aeroportos do país e restringiram voos. Uma porção do espaço aéreo da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, foi também fechada.

"Há no momento a possibilidade de poeira vulcânica atingir o espaço aéreo europeu, começando pela região nordeste como Reino Unido e Irlanda, possivelmente hoje ou amanhã", disse a porta-voz Helen Kearns.

"Além disso, é muito difícil fazer uma previsão neste momento, mesmo ir além disso com previsões sobre como poderia afetar outras partes da União Europeia", acrescentou.

O Grimsvoetn é o vulcão mais ativo da Islândia. Ele fica no centro da grande geleira de Vatnajoekull, e entrou em erupção sábado, enviando uma coluna de fumaça a até 20 quilômetros de altura. As cinzas logo cobriram vilas e fazendas próximas, e na manhã de ontem chegaram à capital, quase 400 quilômetros a oeste. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
vulcãoIslândiaaviação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.