22 de outubro de 2013 | 17h42
Ele avaliou ainda, sem citar o nome do veículo, que o Volkswagen Up!, subcompacto da montadora alemã previsto para ser lançado no País até o início de 2014, será a aposta da companhia para o crescimento do mercado dos "modelos de entrada", cuja fatia sobre as vendas totais, hoje entre 11% e 12%, atingirá 20% no período de 2016 a 2018. Esse mercado é hoje liderado pelo Mille, da Fiat, e o GM Celta, que devem sair de linha em breve.
Schmall deu sinais também que o Up! deve produzir uma família de veículos pequenos "porque uma plataforma gera derivados" e ainda que o desenho do automóvel pode ser diferente do já lançado no exterior. "O novo veículo vai ser cheio de surpresa e não vai ser tão igual ao que vocês pensam", disse.
Como o mercado brasileiro de veículos deve crescer apenas entre 1% e 2% em 2014, em linha com a alta do Produto Interno Bruto (PIB), Schmall avalia que a estratégia da montadora no próximo ano será o investimento em produtos e não na ampliação da produção física de veículos.
Schmall espera ainda que o mercado brasileiro possa surpreender este ano, com uma antecipação das vendas de veículos nos últimos meses, o que pode trazer os 2% de crescimento ante 2012. Além da incerteza sobre a manutenção, ou não, da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em janeiro, Schmall lembra que os modelos 2014 terão, obrigatoriamente, ABS, air bag e rastreador, que gerarão custos de R$ 600 a R$ 800 por carro. "Tudo isso também pode gerar uma antecipação de vendas", concluiu.
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