Publicidade

VW tem dores de cabeça com nova plataforma modular de montagem

O esforço para produzir uma maior variedade de carros está se provando difícil em algumas linhas de montagem, levando a atrasos e horas extras

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
A VW adicionou 37 turnos em finais de semana na produção do Golf em Wolfsburg neste ano Foto: Tobias Schwarz/Reuters

A decisão da Volkswagen de acrescentar turnos extras para produzir na Alemanha o líder de vendas Golf, que o grupo atribuiu à forte demanda, também se deve a problemas em sua sofisticada nova plataforma de produção, disseram fontes da companhia à Reuters.

PUBLICIDADE

A maior montadora da Europa está dependendo de sua nova plataforma modular MQB para obter grandes economias ao usar mais partes comuns à toda sua crescente linha de modelos, num momento em que a antes forte demanda nos mercados emergentes vem esfriando.

Mas o esforço para produzir uma maior variedade de carros está se provando difícil em algumas linhas de montagem, levando a atrasos e horas extras, segundo um funcionário que ajuda a fabricar carros do modelo Golf em Wolfsburg.

"Estamos lidando com muitos problemas causados por nós mesmos aqui", disse o funcionário, que não quis ser identificado. "A hora extra de modo geral se tornou a ordem do dia e parte disso é totalmente desnecessário".

A VW adicionou 37 turnos em finais de semana na produção do Golf em Wolfsburg neste ano, disse um porta-voz, acrescentando que a maior parte destes visavam a atender uma demanda mais forte que a esperado para os modelos Golf e Tiguan.

Um administrador sênior da marca VW disse à Reuters que haviam algumas dificuldades.

"Parece que estamos acertados com (a produção de) modelos da Audi e da Skoda (em linhas de montagem baseadas em MQB)", disse ele, em condição de anonimato. "Ainda não está muito claro porque estamos com estes problemas" com modelos Golf.

Publicidade

(Por Andreas Cremer)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.