Wall St cai por embolso de lucros em bancos e energia

As bolsas de valores dos Estados Unidos caíram nesta segunda-feira, à medida que investidores embolsaram lucros depois de um período de alta de 2 meses. Notícias de que vários bancos ofertarão ações elevou preocupações com relação ao impacto de diluição sobre seus atuais acionistas.

ELLIS MNYANDU, REUTERS

11 de maio de 2009 | 18h17

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 1,82 por cento, para 8.418 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,45 por cento, para 1.731 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 2,15 por cento, a 909 pontos.

Com os testes de estresse do governo em grandes bancos fora do caminho, e depois de uma forte alta desde as mínimas de março, investidores venderam algumas ações financeiras e embolsaram parte dos recentes ganhos. As ações do JPMorgan cederam 8 por cento, a 35,83 dólares, e as do Bank of America despencaram 8,7 por cento, a 12,94 dólares.

No mesmo caminho, os papéis do Citigroup caíram 4 por cento, valendo 3,86 dólares, e os do Wells Fargo recuaram quase 6 por cento, a 26,53 dólares.

As ações de empresas do setor de tecnologia, porém, se saíram melhor, um dia depois do co-presidente-executivo da companhia alemã de software SAP dizer que os próximos meses devem trazer "sinais de esperança" para a economia global.

Os papéis de grandes empresas de software, incluindo a Oracle, tiveram melhor performance e o índice Nasdaq terminou próximo da estabilidade.

"Você pode ver alguma rotação do setor para fora das financeiras que estão muito valorizadas. Empresas de tecnologia lideram o mercado quando a economia começa a virar", disse David Bellantonio, chefe de operações no Instinet em Nova York. "O setor de tecnologia está superando o resto do mercado."

No front bancário, as ações do Bancorp perderam quase 10 por cento, para 18,50 dólares, enquanto as do Capital One fecharam em queda de 13,5 por cento, valendo 27,10 dólares. Já os papéis do BB&T caíram 7,6 por cento, a 24,34 dólares.

Esses bancos foram os últimos a buscar capital adicional por meio de oferta de ações nesta segunda-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHAATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.