Wall St sobe pelo 3o dia por otimismo com economia

As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram pelo terceiro dia seguido nesta quarta-feira, com um rali generalizado após dados econômicos sugerirem uma recuperação global mais forte que a prevista.

CAROLINE VALETKEVITCH, REUTERS

16 de setembro de 2009 | 19h26

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 1,12 por cento, para 9.791 pontos.

O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,45 por cento, para 2.133 pontos. O Standard & Poor's 500 ganhou 1,53 por cento, para 1.068 pontos.

Companhias dos setores de energia e manufatureiro estiveram entre as mais fortes, beneficiando-se de números indicando uma demanda melhor na indústria e da queda do dólar, que torna as exportações norte-americanas mais competitivas nos mercados mundiais.

Ações de multinacionais ganharam, incluindo as da General Electric, em alta de 6,3 por cento, enquanto os papéis da Exxon Mobil subiram 1,2 por cento. Companhias do segmento financeiro também estiveram entre as maiores ganhadoras, com o índice S&P para o setor avançando 3,4 por cento.

A produção industrial dos EUA cresceu pelo segundo mês consecutivo em agosto, enquanto um relatório do governo mostrou uma queda maior que a esperada nos estoques de petróleo na semana passada, indicando uma demanda maior.

Os dados econômicos somaram-se ao otimismo sobre a recuperação, um dia depois de o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, dizer que a recessão "muito provavelmente acabou".

"Isso é uma injeção no braço para a recuperação. Isso é o que estamos buscando", disse o vice-presidente de investimentos Jack Ablin, da Harris Private Bank, em Chicago.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHAATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.