WestLB negocia possível fusão na Alemanha com BayernLB

Negócio poderá desencadear um processo de consolidação há muito tempo esperado no setor bancário público controlado regionalmente no país

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

20 de setembro de 2010 | 12h14

A instituição de crédito estatal alemã WestLB afirmou que está em conversações com o BayernLB, outro banco público da Alemanha, sobre uma possível fusão que poderá desencadear um processo de consolidação há muito tempo esperado no setor bancário público controlado regionalmente no país.

O WestLB, com sede em Duesseldorf, disse que espera alcançar uma decisão sobre a possibilidade de fusão com o BayernLB até o final deste ano. A fusão, se concretizada, centrará foco no fortalecimento dos negócios de finanças corporativas das duas instituições.

Paralelo às conversações com o BayernLB, o WestLB disse que ainda planeja executar um processo previamente anunciado para vender alguns de seus negócios a partir de 30 de setembro.

A Comissão Europeia exigiu, como condição para a liberação de um pacote de socorro, que o WestLB vendesse parte de suas unidades lucrativas até o final de 2011 para reestruturar seu modelo de negócios.

Reguladores e políticos, incluindo o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, pediram repetidamente uma fusão entre as oito instituições de crédito estatais do país, conhecidas como Landesbanken, mas as negociações nunca saíram do papel. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
WestLBBayernLBbancoComissão Europeia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.