Windows Phone chega ao Brasil até o fim do ano

Empresa apresenta nova versão de sistema operacional para celulares em eventos em São Paulo, Nova York e Londres

Murilo Roncolato, de O Estado de S. Paulo,

24 de maio de 2011 | 23h00

Os celulares com Windows Phone, da Windows Phone, serão lançados no Brasil até o fim deste ano, para concorrer com o iPhone, da Apple e os celulares com o sistema Android, do Google. A empresa anunciou nesta terça-feira, 24, uma nova versão do seu sistema operacional para aparelhos móveis, apelidada de "Mango".

A Microsoft organizou apresentações para a imprensa em Nova York, Londres e São Paulo, apontando uma maior importância do Brasil para este mercado. "O Brasil é o mercado mais interessante do mundo, não só em smartphones", disse o diretor chefe de operações da companhia, Kevin Turner, que veio ao País para o lançamento. "Estou muito animado, não só pela importância do País na América Latina, mas em relação ao resto do mundo."

Além da promessa do lançamento de celulares equipados com o Windows Phone no Brasil e, consequentemente, da loja de aplicativos Marketplace (com mais de 18 mil opções) em português, a Microsoft anunciou a inauguração por aqui de seu primeiro "centro de excelência Windows Phone" no mundo.

Criado em parceria com o Instituto Eldorado, de Campinas, o centro tem como objetivo "ajudar a comunidade de desenvolvedores na adoção da plataforma Windows Phone 7 através de capacitação e suporte".

O Windows Phone 7 foi apresentado pela empresa em fevereiro de 2010 e os primeiros aparelhos foram lançados em outubro nos Estados Unidos.

O kit básico para desenvolvedores (SDK) do "Mango" já está disponível no site da Microsoft. Na apresentação desta terça, os executivos da Microsoft afirmaram que os desenvolvedores brasileiros de aplicativos receberão 70% da receita da venda de seu software, respeitando as regras mundiais. Os outros 30% ficarão com a Microsoft.

Novidades. O "Mango" não apresenta nenhuma grande diferença em relação à versão anterior Windos Phone 7. A tela inicial ainda continua com os aplicativos em formato de caixas dispostos verticalmente; dentro, a lista de aplicativos por ordem alfabética, os contatos exibindo atualizações de redes sociais, fotos e histórico de conversas e a interação pelo Xbox Live, etc. Tudo continua igual, mantendo e mesma interface agradável.

O novo para os usuários da plataforma deve ser a função multitarefa, que permite usar vários aplicativos ao mesmo tempo (ler e-mail enquanto ouve música e carrega um vídeo, por exemplo), e a chegada do browser Internet Explorer 9 na sua versão móvel. O sistema operacional agrega ainda a funcionalidade de texto por voz, permitindo ao usuário dar comandos e ouvir texto; embora não haja previsão de quando a função estará disponível em português.

Recentemente, a Microsoft anunciou a compra do serviço de telefonia via internet Skype, mas a aquisição ainda depende de aprovações regulatórias. Turner comentou que está sendo preparada um aplicativo específico do Skype para o "Mango."

Kevin Turner não aceita a ideia de que a Microsoft estaria apresentando um sistema mais forte com atraso, em relação ao Google e à Apple. "O nosso momento está sendo construído. O mercado de smartphones que veremos daqui três anos será totalmente diferente". O Windows é o quarto sistema mais usado em celulares, com 7,5% do mercado. Fica atrás do Google Android, com 34,7%; a RIM Blackberry, 27,1% e Apple iOS, com 25,5%., segundo a comScore.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.