YPF fecha acordos com 2 províncias argentinas

A YPF, unidade argentina da espanhola Repsol, assinou acordos para explorar petróleo nas províncias de Misiones e Tucumán, disse a companhia. Os acordos são os mais recentes assinados pela YPF como parte de um plano nacional mais amplo de exploração de petróleo e gás.

CLARISSA MANGUEIRA, Agencia Estado

24 de setembro de 2010 | 17h08

"Tucumán tem três campos de potencial variado e o fato inusitado de nunca ter sido explorada", afirmou Sebastian Eskenazi, executivo-chefe da YPF, em comunicado. A companhia argentina tem contratos assinados com as províncias de Buenos Aires, Chaco, Córdoba, Entre Rios, Formosa, La Rioja, Misiones, Salta, San Juan, Santa Cruz, Santa Fé e Tucumán.

No final do ano passado, a YPF afirmou que financiará um grande programa nacional de exploração a fim de descobrir quanto petróleo a companhia possui em terra e no mar.

A YPF financiará toda a atividade necessária para obter informações sobre a totalidade dos blocos exploratórios que não ainda foram concedidos pelo governo federal ou pelas províncias", disse a empresa.

Visto que os direitos sobre a exploração de petróleo são controlados pelas províncias, a companhia precisa negociar com os governos locais para obtê-los. Já os direitos de exploração offshore são controlados pelo governo federal. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleoYPFArgentinaprovíncias

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.