A hidroginástica como exercício para sair do sedentarismo e perder peso, pode gerar gasto de 450 a 700 calorias

Sao Paulo,SP--(DINO - 08 mar, 2017) - A hidroginástica é um ótimo exercício para quem quer sair do sedentarismo e perder peso. Uma hora de aula gera gasto de 450 a 700 calorias e melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório. É um exercício aeróbico leve que auxilia no condicionamento físico. O baixo impacto oferecido e a refrescância da água são dois dos principais motivos para você se sentir tentado a se exercitar nas piscinas.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

08 de março de 2017 | 13h42

Com uma variação de público que envolve gestantes, obesos, indivíduos que possuem alguma patologia, idosos e outros que desejam apenas desfrutar da atividade, os benefícios dessa atividade envolvem melhorias no sistema circulatório, aumento da força muscular, controle de peso, melhora nas articulações, ou seja: uma vida mais saudável.

Mesmo quem não sabe nadar pode realizar a atividade e obter bons resultados com os exercícios. Por ser um exercício mais seguro, em comparação às modalidades de alto impacto, já que a água ameniza o impacto das reações, a hidroginástica é muito praticada por pessoas com desvios posturais, dores articulares ou na coluna e com o objetivo de aliviar problemas como artrite, pois favorece o melhor desempenho das articulações afetadas, sem oferecer risco de agravamento de lesões, além de reduzir dores de osteoartrite.

A hidroginástica também estimula o bom humor. Nota-se que pessoas com fibromialgia têm a ansiedade reduzida ao fazerem os exercícios sob a água, afinal a água morna diminui o estresse e ainda ameniza a possibilidade de depressão.

Os benefícios para a saúde mental são importantes, principalmente para crianças com deficiências de desenvolvimento, favorecendo, assim, a inserção no ciclo social e as boas relações familiares. Também pode reduzir os sintomas e reações comuns no processo de pós-menopausa e contribuir para a saúde óssea, tanto de homens quanto de mulheres.

Como a água reduz até 80% de seu peso causando menos pressão sobre as articulações, costas e torso, na hidroginástica a pessoa tem a flutuabilidade e suporte para o seu corpo, assim evita-se a possibilidade de lesões sobre músculos, ossos e articulações.

O efeito da redução da força gravitacional enquanto se estiver sob a água poderá conduzir a uma maior flexibilidade do corpo. As articulações podem se mover de forma mais fácil por meio da ampla gama de movimentos realizados nas aulas, o que a torna benéfica até para idosos. Os exercícios revelam-se extremamente eficientes no condicionamento cardiovascular. Todos nós sabemos que os exercícios são a melhor opção para nos livrarmos dos quilinhos a mais, justamente por isso é importante que você saiba que a hidroginástica é muito eficaz para a perda de peso sendo uma das alternativas para você eliminar os quilinhos extras.

Os benefícios da hidroginástica também chegam às gestantes e bebês. Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina, que marca presença nas articulações, e auxiliam a gestante, à medida que proporcionam uma melhor abertura do quadril, o que contribui para a passagem do bebê.

As gestantes ainda podem contar com a diminuição de edemas, que surgem com frequência no terceiro trimestre da gestação, devido ao aumento do feto, fase em que pode haver comprometimento da circulação sanguínea, já que as artérias ficam mais comprimidas. Após o nascimento do bebê, é uma opção perfeita para aquelas que desejam retornar às atividades e não querem prejudicar o período de recuperação gestacional.

As aulas consistem em exercícios individuais, em duplas, ou grupais. A interação necessária estimula a convivência e a desinibição, certamente uma vantagem para os mais tímidos. Esse benefício é interessante para ser desfrutado durante os exercícios, mas também para ser levado como aprendizado para sua vida pessoal e até mesmo profissional.

Diferenciando-se das badalações de academias cheias, com música alta e demanda por atividades que exigem levantamento de pesos, a hidroginástica é uma alternativa de exercício a ser escolhido tanto para entrar em forma quanto para relaxar.

As atividades feitas na água exigem concentração, calma e controle de respiração, e esses momentos proporcionam relaxamento e descanso para sua mente se desligar dos problemas do cotidiano, de forma a renovar as suas energias para mais desafios.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.