Abrafesta recomenda o uso do termo organizador de eventos para dar mais reconhecimento aos profissionais do setor

(DINO - 15 fev, 2017) - Após analisar com muito critério o mercado de festas e eventos, consultar diversos profissionais e organizações ligadas ao setor e as legislações vigentes, a Abrafesta (Associação Brasileira de Eventos) revisou e atualizou seu Manual de Boas Práticas e passa a recomendar o uso da terminologia Organizador de Eventos por todos os profissionais responsáveis por produzir e organizar um evento social, corporativo, religioso, esportivo ou de governo.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2017 | 13h40

A Abrafesta alerta que a alteração também é uma forma de unificar o termo, já que, atualmente, a atividade é denominada como assessor ou cerimonialista em algumas regiões do país e até mesmo por causa dos diferenciais de serviços. "Acreditamos que ter uma única terminologia reforça e dá mais reconhecimento a essa categoria de profissionais e empreendedores", afirma Vera Simão, presidente-fundadora da Abrafesta.

A associação também alerta para as habilidades multifuncionais que o profissional deve ter, tais como facilidade de liderança, praticidade para organização, conhecimento sobre fornecedores da área de eventos, técnicas para apresentação e gerenciamento de planilhas de custo. "É imprescindível que o profissional fique muito bem informado em relação às normas e leis que envolvem ao setor", recomenda Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.

Falta de formação

Apesar de o mercado de festas e eventos ter ganhado destaque no cenário nacional no decorrer dos últimos anos, a profissão de organizador de eventos não tem regulamentação específica, ou seja, não existe formação tradicional ou curso universitário relacionado ao setor.

A Abrafesta apurou e tem conhecimento que os cursos superiores que mais oferecem informações pertinentes à organização de eventos são: Hotelaria, Turismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Gestão ou Tecnólogo em Eventos, além de programas de extensão universitária e pós-graduação.

Clique aqui para conhecer a revisão do Manual de Boas Práticas da Abrafesta.

Sobre a ABRAFESTA:

A ABRAFESTA, Associação Brasileira de Eventos, atua desde 2009 certificando e estruturando o mercado de festas, casamentos e eventos. Seus associados recebem orientações sobre inovações no setor, adoção das melhores práticas, importância da qualidade e da capacitação permanente. Reúne as mais prestigiadas empresas do segmento e trabalha para fortalecer cada vez mais o crescente mercado de eventos no Brasil, que em 2014 movimentou R$ 16,8 bilhões, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e encomendada pela Associação.

Informações para a imprensa:

Encaso Comunicação Corporativa

Tel.: +55 11 2950-2849

Jornalistas Responsáveis:

Ana Paula Soares ? ana@encasocomunicacao.com.br

Luciana Silva ? luciana@encasocomunicacao.com.br

Rafael Souza ? rafael@encasocomunicacao.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.