
15 de fevereiro de 2017 | 13h40
A Abrafesta alerta que a alteração também é uma forma de unificar o termo, já que, atualmente, a atividade é denominada como assessor ou cerimonialista em algumas regiões do país e até mesmo por causa dos diferenciais de serviços. "Acreditamos que ter uma única terminologia reforça e dá mais reconhecimento a essa categoria de profissionais e empreendedores", afirma Vera Simão, presidente-fundadora da Abrafesta.
A associação também alerta para as habilidades multifuncionais que o profissional deve ter, tais como facilidade de liderança, praticidade para organização, conhecimento sobre fornecedores da área de eventos, técnicas para apresentação e gerenciamento de planilhas de custo. "É imprescindível que o profissional fique muito bem informado em relação às normas e leis que envolvem ao setor", recomenda Ricardo Dias, presidente da Abrafesta.
Falta de formação
Apesar de o mercado de festas e eventos ter ganhado destaque no cenário nacional no decorrer dos últimos anos, a profissão de organizador de eventos não tem regulamentação específica, ou seja, não existe formação tradicional ou curso universitário relacionado ao setor.
A Abrafesta apurou e tem conhecimento que os cursos superiores que mais oferecem informações pertinentes à organização de eventos são: Hotelaria, Turismo, Propaganda e Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Gestão ou Tecnólogo em Eventos, além de programas de extensão universitária e pós-graduação.
Clique aqui para conhecer a revisão do Manual de Boas Práticas da Abrafesta.
Sobre a ABRAFESTA:
A ABRAFESTA, Associação Brasileira de Eventos, atua desde 2009 certificando e estruturando o mercado de festas, casamentos e eventos. Seus associados recebem orientações sobre inovações no setor, adoção das melhores práticas, importância da qualidade e da capacitação permanente. Reúne as mais prestigiadas empresas do segmento e trabalha para fortalecer cada vez mais o crescente mercado de eventos no Brasil, que em 2014 movimentou R$ 16,8 bilhões, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e encomendada pela Associação.
Informações para a imprensa:
Encaso Comunicação Corporativa
Tel.: +55 11 2950-2849
Jornalistas Responsáveis:
Ana Paula Soares ? ana@encasocomunicacao.com.br
Luciana Silva ? luciana@encasocomunicacao.com.br
Rafael Souza ? rafael@encasocomunicacao.com.br
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.