As 10 ferramentas grátis de marketing que todo empreendedor precisa conhecer

Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 20 fev, 2017) - Segundo a pesquisa Marketing Technology Landscape Supergraphic 2016, o número de ferramentas de marketing em todo o mundo, subiu em 87%, em relação a 2015. O crescimento tem relação direta com o progresso do setor de marketing digital, mas por outro lado deixa bem mais complicado o trabalho de empreendedores iniciantes e suas equipes, tornando-se um pouco difícil reconhecer e escolher opções que satisfaçam os objetivos de cada empresa.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

20 de fevereiro de 2017 | 09h46

Para ajudar nesta busca, selecionamos 10 ferramentas online de marketing, que oferecem acesso gratuito. Sabendo usá-las da maneira correta, o empreendedor tem a possibilidade de gerenciar metas, melhorar a dinâmica do seu quadro de funcionários, gerar mais engajamento com os clientes e criar insights de grande valor baseando-se em informações geradas.

Canva - Esta ferramenta é bastante eficiente e permite a criação de conteúdos gráficos. Sua interface é extremamente intuitiva e ela possui diversas alternativas de personalização de layout, podendo criar peças como cartão de visita, panfleto, papel timbrado, banner e muitos mais, tudo online! Além disso, o Canva possibilita que a equipe de funcionários possa contribuir com sugestões complementares, tornando o processo mais simples e veloz.

Acesse o site Canva

E-goi - É especialista na automação de marketing por meio de uma plataforma online multicanal, onde se cria e envia campanhas de e-mail marketing, sms, mensagem de voz e até mesmo push em smartphones. Permite entender o comportamento do cliente e programar uma comunicação personalizada que é enviada em qualquer tipo de reação, como em um cadastro no formulário, um clique em uma campanha de e-mail ou até mesmo em uma visita em determinada página do seu site. Sendo uma solução completa, o E-goi ainda oferece fácil criação de landing page, integração com serviços de CRM, CMS e plataformas de e-commerce, testes A/B, além de um curso completo todo em português.

Acesse o site E-goi

Buffer - É voltada para usuários ativos em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, mas que não possuem tanto tempo disponível para manter regularidade na atualização de conteúdos. O Buffer centraliza todas as redes sociais em um só lugar, programando horários para os posts, além de analisar as estatísticas de cada um deles. Desta maneira, o gerenciamento das redes sociais torna-se mais prático, rápido e eficiente.

Acesse o site Buffer

Powtoon - É uma ferramenta online incrível para a criação de animações em vídeo. Nela, o usuário encontra uma enorme gama de recursos e temas para desenvolver. Traz também um editor superprático, onde é possível adicionar imagens, músicas, efeitos especiais e textos nas criações, apenas arrastando os elementos. A ferramenta é gratuita, bastando apenas que o utilizador crie uma conta no site para começar a usufruir de suas funcionalidades.

Acesse o site Powtoon

Heatmap.me - Mais uma excelente solução de marketing digital que funciona como um mapa de calor, mostrando exatamente onde leitores e seguidores mais concentram a atenção em seu site. Com eficácia, o Heatmap.me irá mapear e analisar os pontos do site onde os visitantes mais interagem. Com esta informação em mãos, pode-se agir imediatamente em locais estratégicos do site e melhorar as ações de venda, cadastro e navegação.

Acesse o site Heatmap.me

Google Analytics - É a mais utilizada no mundo para monitorar o tráfego de páginas web e aplicativos. Com ela em mãos, o usuário pode acessar relatórios padronizados e personalizar o dashboard de acordo com a sua necessidade. Além de dados comuns como número de visitas, duração das visitas, taxa de rejeição etc., esta ferramenta também oferece dados proprietários do Google como gênero, idade, afinidades, interesses e setores de mercado. É essencial para mensurar o que está funcionando em seu negócio e o que precisa mudar para que ele tenha um melhor desempenho.

Acesse o site Google Analytics

Survey Monkey - Com esta ferramenta de pesquisa e questionários online é possível que o empreendedor tenha em mãos dados sobre os mais variados assuntos, desde a participação da equipe de funcionários até o nível de satisfação dos clientes. O empreendedor pode acessar um banco de informações com questionários pré-elaborados por especialistas ou mesmo personalizar suas próprias pesquisas. O Survey Monkey traz a opção "Analisar" que serve para auxiliar na transformação de informações do seu questionário em insights e no desenvolvimento de diagnósticos profissionais.

Acesse o site Survey Monkey

Dropbox - Possibilita armazenar na nuvem documentos de qualquer tipo e sincronizar tudo entre aparelhos distintos para acessá-los de onde você estiver. Também é comum utilizar o Dropbox como uma ferramenta colaborativa, permitindo que todos os integrantes de uma equipe possam editar os documentos em só local. Por ser extremamente acessível, é compatível com Windows, Mac OS, Android, iOS ou Windows Phone.

Acesse o site Dropbox

Agendor - É uma ferramenta de CRM (gestão do relacionamento com o cliente) para controle e organização da área comercial, voltada para empresas que normalmente fazem vendas por etapas e que precisam fazer vários contatos com o cliente até que uma negociação conclua. Além da plataforma online para computadores, o Agendor oferece um aplicativo para smartphone, bastante útil para aqueles que estão trabalhando em campo.

Acesse o site Agendor

Trello - O Trello é simples e contém vários recursos que auxiliam na performance da equipe de funcionários bem como no planejamento e gerenciamento de projetos. Com o Trello, criar checklists e tarefas será uma atividade bem mais simples e prática. Com um poderoso sistema de notificações através de e-mail, o empreendedor terá acesso a todas as atualizações em tempo real. Além disso, esta ferramenta vem com um aplicativo que possibilita o acompanhamento dos projetos a partir de qualquer lugar em que se encontre.

Acesse o site Trello

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.