
16 de fevereiro de 2017 | 15h58
De acordo com o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico Marcello Bossois, antes de comprar ou usar qualquer produto para a folia como spray de neve, purpurina ou pulseira de neon, as pessoas devem verificar se a mercadoria tem registro da Anvisa ou certificado do Inmetro. A orientação também vale para fantasias, especialmente no caso das máscaras, que podem ter contato direto com os olhos.
"Vários desses adereços e algumas maquiagens causam alergias de pele, que, se forem intensas, podem evoluir e gerar uma verdadeira intoxicação", comenta Dr. Bossois. Para ele, o problema pode ser ainda mais grave em função da alta presença de metais pesados em determinados produtos. "O chumbo e o cádmio, muito presentes em adereços e pinturas utilizadas nas festas de Carnaval, são extremamente nocivos à saúde", alerta. A exposição a estes elementos pode provocar doenças como quadros intensos de hepatite e até infecções nos rins.
Veja algumas dicas que vão deixar a folia longe dos problemas de saúde:
" Verifique se o produto tem o selo do Inmetro ou o certificado da Anvisa;
" Prefira fantasias mais leves;
" Evite tecidos sintéticos;
" Lave as fantasias antes de usá-las;
" Mantenha sprays e purpurina longe dos olhos;
" Utilize maquiagem hipoalergênica;
" Antes de dormir, remova da pele qualquer tipo de pintura;
" Use preservativo!
Sobre o Brasil Sem Alergia
Com mais de 200 mil atendimentos gratuitos já realizados (superior à população de Resende-RJ), o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece gratuitamente diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças imunológicas. Com três postos na Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Xerém e Nova Iguaçu), um na Zona Oeste do Rio (Realengo) e uma quinta unidade na Região dos Lagos (Iguaba Grande), a equipe da ação social oferece, sem qualquer custo, testes alérgicos, atendimento médico, orientação multidisciplinar e exame de espirometria (teste de sopro). O projeto está à disposição de toda a população do Rio de Janeiro de segunda a sábado, com agendamento através do site www.brasilsemalergia.com.br ou pela central 21 4063-8720
Igor Bahiense - Assessor Brasil Sem Alergia
21 99400-6373
21 3939-0239
21 2652-2175
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.