Autoconhecimento: estudo do Eneagrama ajuda as pessoas a se desenvolverem

Balneário Camboriú - SC--(DINO - 15 fev, 2017) - Todos já vivemos momentos de estresse, ansiedade e preocupações ainda mais quando se trata de identificarmos nossa própria identidade. A boa notícia é que não estamos sozinhos, para enfrentar os problemas e dificuldades da vida, existem muitas técnicas e terapias disponíveis que podem ajudar.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

15 de fevereiro de 2017 | 11h10

Pouco conhecido entre os brasileiros, o Eneagrama é um estudo que ajuda o ser humano a se autodescobrir e perceber seus medos, bloqueios e outras energias que influenciam as atitudes e decisões tomadas no dia a dia. A atividade também ajuda a trabalhar e melhorar essas características por meio do estudo da personalidade de cada um. De origem Sufi baseado num diagrama de 09 pontas o método foi criado por George Ivanovich Gurdjieff, filósofo armênio que ensinou a filosofia do autoconhecimento profundo no começo do século passado.

O Eneagrama nem sempre foi visto como uma carreira promissora, mas em busca de mudanças na vida das pessoas e de seu autoconhecimento o Engenheiro de Sistemas, Alexandre Lima, nascido em Passo Fundo ? RS, descobriu em 2011 por meio de uma colega sobre um curso de Eneagrama que teria na cidade de Goiânia onde morava na época. Observando como a atividade realmente fazia a diferença na vida das pessoas, Alexandre que já estava cansado de sua profissão, se encantou pelo método e resolveu comprar uma franquia que estava para abrir em Balneário Camboriú - SC.

Em busca do aprimoramento no método, o coach resolveu ir para os Estados Unidos em 2013, onde encontrou a Escola Internacional da Tradição Narrativa, um centro de estudos antigo cheio de professores que escreveram livros sobre o assunto. Ao finalizar seus estudos na América do Norte, Alexandre voltou para o Brasil determinado a encerrar a franquia que havia começado e criou o Instituto Superatto, Cultura do Cuidar, iniciando seu trabalho sozinho, utilizando o método que aprendeu fora de seu país de origem, visando trabalhar o desenvolvimento das pessoas.

O método agrega três áreas de aplicação, a primeira delas é a gestão da carreia, que ensina o indivíduo a conhecer suas competências e personalidade profissional, a segunda delas é o desenvolvimento de liderança, para isso é trabalhado o autoconhecimento. Já o terceiro ponto é no campo do relacionamento, que mostra como a pessoa encara a vida e a sensação que ela tem por si mesma e como mantém e perde o relacionamento com outras pessoas.

"80% das coisas que te incomodam, dos limites que você enxerga ou pedras que você tropeça são limitações criadas por si. Quando você começa a se auto conhecer, compreender e trabalhar esses aspectos criados por nós mesmos, os nós vão se dissolvendo e é então, possível se trabalhar. E o Eneagrama te ajuda a encontrar isso", revela.

Com o Eneagrama é possível trabalhar com a personalidade e características de cada um e, por isso, Alexandre sentiu a necessidade de buscar por mais conhecimento para poder ajudar ainda mais as pessoas, com isso, realizou um curso de especialização em Psicologia de Grupo em Joinville ? SC e também voltou aos EUA para fazer outra graduação de coach na Columbia Univercity, em Nova Iorque.

Especializado na aplicação do Eneagrama em diversas áreas do conhecimento, como a área profissional, pessoal e familiar, Alexandre treina em torno de 300 pessoas por ano e já treinou ao todo já cerca de 2.500 pessoas desde que iniciou seus trabalhos na área. Seu objetivo é expandir seu modelo de negócio, para poder ajudar e atender um maior número de pessoas e crescer nacionalmente, tornando o método cada vez mais conhecido.

Em busca de alternativas para atingir seu objetivo, Alexandre teve a ideia de transformar seu curso presencial em um curso de Ensino a Distância (EAD), através de uma plataforma online. Os benefícios dessa ideia são muitos, como a facilidade que o cliente terá em realizar o curso de sua própria casa, podendo pausar o vídeo ou volta-lo, caso não tenha entendido, e o valor baixo que é um fator positivo, já que o método EAD reduz os custos gerados por uma aula presencial tornando-o mais acessível às pessoas.

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.