Balanço global da DSM mostra resultados positivos em 2016

São Paulo, SP--(DINO - 23 fev, 2017) - A DSM registrou um desempenho extremamente positivo em 2016, superior ao projetado em seus objetivos estratégicos, conforme demonstra o relatório da companhia divulgado em fevereiro. A empesa, com origem holandesa e foco no desenvolvimento e fornecimento de soluções inovadoras baseadas na ciência nas áreas de saúde, nutrição e materiais e forte atuação nos mercados do Brasil e América Latina, contabilizou aumento de 3% nas vendas globais, que atingiram ? 7,92 bilhões, e um crescimento orgânico de 4%, além de uma alta de 17% do lucro operacional (EBITDA), que chegou a ? 1,26 bilhão.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

23 de fevereiro de 2017 | 15h18

Em âmbito global, a área de Nutrição (nutrição e saúde humana, nutrição animal, especialidades alimentícias) alcançou vendas globais de ? 5,17 bilhões, montante 4% superior ao do ano anterior; a área de Perfomance Materials registrou vendas de ? 2,51 bilhões (queda de 1%); as vendas do Innovation Center foram de ? 67 milhões (alta de 7%); e as vendas das atividades corporativas bateram ? 71 milhões.

Ao abordar os resultados do ano, o CEO da DSM e presidente do Conselho de Administração da companhia, Feike Sijbesma, ressaltou o fato de a empresa alcançar as metas estabelecidas ao final de 2015. "Reportamos um ano muito positivo, com lucro operacional e retorno do capital empregado muito acima dos objetivos de médio prazo estabelecidos em nossa estratégia para o triênio que vai até 2018, de impulsionar o crescimento rentável", comenta.

Para este ano, Sijbesma conta que, embora as condições macroeconômicas sejam incertas, a DSM está confiante de cumprir novamente os seus objetivos estratégicos. "Continuaremos a executar as nossas iniciativas de crescimento e, somado a isso, estamos firmes com os programas de melhoria contínua de produtividade atrelada à redução de custos em todo o grupo", reforça.

Sobre a estratégia da companhia, vale citar que a DSM optou por reduzir o período estratégico de cinco para três anos (2016/18). Entre os seus objetivos específicos, destaque para o aumento do EBTIDA, elevação do retorno de capital empregado e a redução do FTD (full-time equivalente, método para mensurar o grau de envolvimento dos colaboradores em suas atividades ou em um determinado projeto). Para tanto, a empresa concentra esforços em três fatores centrais: aceleração do crescimento dos negócios, melhora da produtividade atrelada à redução de custos e disciplina para investimentos dos recursos por meio do menor envolvimento dos recursos financeiros nas operações e redução do capital de giro.

América Latina em alta

As vendas da subsidiária latino-americana da DSM alcançaram ? 544 milhões, que representaram 7% das vendas globais da empresa. Na região, onde está presente em 13 países, a companhia conta com 2,07 mil colaboradores (em âmbito global, a DSM conta com 20,78 mil colaboradores). Para o presidente da DSM na América Latina, Maurício Adade, o volume de vendas na região foi significativo principalmente diante do fato de algumas economias do continente passaram por um momento desafiador.

DSM ? Bright Science. Brighter Living.?

A Royal DSM é uma empresa global baseada na ciência, com atividades nas áreas de saúde, nutrição e materiais. Ao associar suas competências sem igual em Life Sciences e Materials Sciences, a DSM gera prosperidade, progresso ambiental e avanços sociais para criar valor sustentável para todos os envolvidos. A DSM oferece soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho em mercados mundiais como alimentos e suplementos dietéticos, cuidados pessoais, rações, dispositivos médicos, peças automotivas, tintas, componentes elétricos e eletrônicos, proteção da vida, energia alternativa e materiais biológicos. A DSM e suas empresas associadas têm faturamento líquido anual de 7,92 bilhões de euros, com mais de 20.000 funcionários. As ações da empresa são negociadas na Euronext Amsterdã. Mais informações estão disponíveis em www.dsm.com/latam.

Website: http://www.dsm.com/latam

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.