Big Data você conhece. E o Small Data você já ouviu falar?

Este conteúdo é uma comunicação empresarial

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

16 de março de 2017 | 05h00

Curitiba, PR--(DINO - 08 mar, 2017) - De um tempo para cá, as empresas perceberam que unir o olhar humano ao digital se tornou essencial para entender realmente o comportamento do consumidor, compreender a sua essência e perceber o que ele realmente quer, espera, pensa, bem como a forma como se relaciona com o mundo à sua volta. Hoje, as organizações que querem gerar retorno e implementar ações efetivas em seu direcionamento estratégico estão unindo esforços do Big Data ao de Small Data, utilizando uma como complemento da outra. Embora as duas soluções tenham perspectivas diferentes, devem ser usadas com o mesmo fim: o de ampliar as possibilidades de ações e intensificar a efetividade dos resultados. Enquanto o Big Data tem a capacidade de gerenciar informações variadas e em grande quantidade, o Small Data identifica dados pessoais e específicos para a tomada de decisões.

A Especialista em Marketing Internacional e diretora de Inteligência de Mercado da Miti, Elizangela Grigoletti, ressalta que se antigamente as estratégias apresentavam falhas porque consideravam apenas as experiências e percepções dos profissionais que avaliavam, com o advento da inteligência artificial e a evolução do Big Data, a condição inversamente proporcional de permitir que apenas a análise automatizada defina soluções estratégicas também têm conferido resultados aquém das necessidades. Segundo ela, somente o equilíbrio entre essas duas forças ? tecnologia e competência humana ? é que permitirão atingir objetivos analíticos com eficiência.

A partir disso, fica claro que utilizar somente o Big Data pode não entregar todos os resultados esperados para um gerenciamento corporativo, assim como no caso do Small Data, que se utilizado única e exclusivamente, também pode não elucidar completamente a questão apontada para solucionar os inúmeros impasses pelos quais uma empresa transita. Por isso, a junção do que ambas as soluções têm para oferecer se torna uma poderosa ferramenta para um plano de negócios eficiente em uma corporação, pois é ele que permite obter uma visão da situação sob todos os ângulos, de maneira mais clara e rica em detalhamento.

Muito além de ter todas as informações necessárias sobre o seu cliente, é preciso ter também profissionais capacitados e capazes de compreender o universo de estudo bem como as informações obtidas por plataformas e softwares de monitoramento e gestão, que por sua vez, devem ter uma base tecnológica avançada que atenda às necessidades do cliente de forma abrangente, para então, utilizar as potencialidades do Big Data da forma correta e conciliá-lo com soluções em Small Data. Portanto, ao invés de escolher seguir por somente um caminho, invista nas pequenas e grandes pistas para alcançar resultados ainda maiores, valorizando e mantendo o equilíbrio entre inovação tecnológica e o capital humano.

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