Com a 4ª posição no mundo em corrupção, empresas brasileiras necessitam de Inteligência e Segurança

São Paulo, SP--(DINO - 09 mar, 2017) - Fraudes, corrupção, sabotagem, processos trabalhistas, perdas financeiras, falta de segurança e até ações terroristas estão entre os riscos empresariais que o mundo enfrenta atualmente.

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

09 de março de 2017 | 18h28

Segundo o índice do Fórum Econômico Mundial, de 2016, o Brasil figura em 4º lugar no mundo em atos de corrupção, ficando atrás somente de Chade, Bolívia e Venezuela. A pesquisa avaliou cerca de 15 mil líderes empresariais de 141 economias no mundo. Numa escala de 1 a 7, o Brasil tirou nota 2.1 (Fonte: El País).

Para coibir estas práticas danosas, o professor e consultor em segurança, inteligência e estratégia, Ricardo Gennari, criou a Troia Intelligence, empresa especializada em Inteligência Empresarial, Análise de Risco e Segurança Corporativa. Gennari possui larga experiência e know how em Inteligência Estratégica, Contrainteligência Empresarial e Segurança, com MBA e especializações nos Estados Unidos, Inglaterra e Israel.

A Troia Intelligence nasceu com a expertise e a vocação de apresentar soluções em Inteligência Empresarial, tanto por intermédio de análises minuciosas dos cenários macroeconômicos, sociais e políticos, assim como, na implantação de Sistemas de Inteligência Corporativa e na produção de ferramentas na esfera da Contrainteligência Empresarial.

A consultoria foi criada para desenvolver estratégias que objetivam a proteção do patrimônio das empresas e diminuir os riscos corporativos. Além disso, a Troia Intelligence está capacitada para atender as necessidades urgentes das companhias na aplicação de programas de Planejamento de Contingência (tomada de decisões necessárias perante as conjunturas adversas) e de Gerenciamento de Crise, para atenuar os impactos em situações de conflito.

A empresa também conta com treinamentos específicos nas áreas de Inteligência e Contrainteligência Empresarial, Segurança Corporativa, Contraterrorismo no Brasil e exterior, além de cursos de Planejamento de Contingência e Gerenciamento de Crise.

Projetos de Inteligência

O mote de uma gestão estratégica inteligente é auxiliar os tomadores de decisão de uma empresa a anteverem uma situação de perigo. Os Projetos de Inteligência corporativos, quando aplicados com eficiência, podem antecipar ocorrências nefastas com o objetivo de blindar a empresa, atenuar os impactos e evitar as ameaças e vulnerabilidades dos riscos corporativos.

"A Inteligência representa um papel fundamental para o processo decisório. A ela cabe o filtro das múltiplas informações, além do fornecimento de dados para que o responsável possa tomar a decisão correta", declara o CEO da Troia Intelligence, Ricardo Gennari.

Estudos sobre Corrupção e Fraudes no Brasil

Dados de um relatório da Transparência Brasil, instituição associada à Transparency International, em um estudo com 84 empresas, realizado em 2002, mostra que 70% das companhias se sentiam compelidas a contribuir para campanhas eleitorais. Metade das empresas consultadas afirmou já ter recebido pedidos de propina.

No que se refere à fraude, 86% das empresas consideram a fraude uma ameaça e 65% já sofreram essa prática. Na maioria dos casos, a fraude foi identificada por denúncia de funcionários ou clientes (73%) e isso motivou investigações internas, demissões e implantação de programas de controle. Quase a metade (42%) das companhias que foram vítimas de fraude não adotaram medidas de prevenção de fraudes ou programas de Compliance.

"Este cenário foi desenhado há 15 anos e não contempla os últimos acontecimentos sobre fraude e corrupção no Brasil, como os casos da Operação Lava Jato, por exemplo. Hoje, a situação é ainda mais dantesca", concluiu Gennari.

TROIA INTELLIGENCE

Situada na capital de São Paulo, a Troia Intelligence é uma consultoria especializada em Sistemas de Inteligência Corporativa, Contrainteligência Empresarial, Segurança Corporativa e Contraterrorismo. A empresa promove também cursos de Planejamento de Contingência e Gerenciamento de Crise. É liderada por Ricardo Gennari, professor e especialista em segurança, inteligência e estratégia, com especializações nos Estados Unidos, Israel e Inglaterra e pós-graduações na FGV e na USP.

Mais informações:

Site: www.troiaintelligence.com.br

Facebook: www.facebook.com/troiaintelligence

Instagram: @troiaintelligence

E-mail: contato@troiaintelligence.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
Releases

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.